O Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, determinou o fechamento dos três pontos de coleta de água analisados na região do Vidigal, na Zona Sul, que apresentaram resultado positivo para o vírus da hepatite A.
A contaminação foi constatada pelo Laboratório de Desenvolvimento Tecnológico em Virologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As análises foram feitas ainda em outros sete locais, mas que não apresentaram a presença do vírus.
Com base no resultado das análises, o prefeito acionou a da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconsema) para fechar o poço artesanal na Avenida Presidente João Goulart, 759, no Vidigal, e o chuveiro da praia do Sheraton Hotel, na Avenida Niemeyer. Já a Vigilância Sanitária foi orientada pelo prefeito a interditar a loja que funciona no número 753 da Avenida Presidente João Goulart, local em que foi identificada lote de água mineral contaminada da marca Ouro da Serra.
Novas coletas
A Prefeitura do Rio informa que já ocorre novas coletas para identificação de outros possíveis focos e reitera a importância dos moradores adotarem medidas preventivas como lavar as mãos e só usar água fervida e/ou filtrada para beber e preparar alimentos. Os reservatórios, filtros e garrafas devem ser higienizados com hipoclorito de sódio que a Prefeitura e a Cedae têm distribuído.
Ao primeiro sintoma da hepatite A, as pessoas devem procurar o posto de saúde.