O Segue o Som foi à Dinamarca e visitou o Festival de Roskilde, um dos maiores eventos de música no planeta. O evento existe desde 1971 e ao longo da sua trajetória já recebeu nomes como “The Clash”, “Nirvana”, “U2”, “The Smiths”, “Radiohead”, “David Bowie”, “Kraftwerk”, “REM” e “The Rolling Stones”.
No programa, o músico e apresentador Maurício Pacheco mostrou um pouco da edição do festival de 2015. O Festival de Roskilde é considerado um dos três maiores da música pop na Europa. Segue o Som vai ao ar neste sábado, dia 3, às 14h, na TV Brasil.
Além de acompanhar os shows, Maurício Pacheco entrevistou os realizadores do festival e bateu papo com artistas americanos, argentinos, suecos e congolenses. Conversou ainda com os músicos brasileiros do Metá Metá e do duo Tropkillaz, que participaram da programação em 2015.
O Festival de Roskilde foi criado por dois estudantes e um promotor de eventos. A partir de 1973, o evento passou a ser organizado por uma fundação sem fins lucrativos, que tem por objetivo apoiar iniciativas que beneficiem crianças e jovens. Desde sua criação, gerou mais de 26 milhões de euros e todo esse dinheiro foi doado para projetos humanitários e culturais.
No programa, o apresentador Maurício Pacheco conversou Peter Hvalkof, um dos responsáveis pela escolha e contratação das atrações de cada edição. “A maioria das pessoas que trabalha no festival é formada por voluntários. Acho que esse espírito do voluntariado é algo bem escandinavo, poucas pessoas de outros países acreditam que tudo isso foi criado graças a trabalho voluntário. A gente mantém o espírito hippie que foi a gênese do festival”, disse Hvalkof.
No evento de 2015, Maurício viu apresentações de artistas do mundo inteiro e conversou com os brasileiros do Metá Metá e do duo Tropkillaz. Thiago França, um dos integrantes do Metá Metá, comentou a participação no festival.
“Pra gente é um negócio muito forte, estar lá em São Paulo, fazendo um monte de coisa e alguém da Dinamarca te convidar pra vir aqui. A gente está chegando pela porta da frente aqui, sendo bem recebido”, observou o músico brasileiro.
Maurício também conversou com a cantora argentina Mariana Yegros, com os roqueiros americanos do Corrosion of Conformity, com os dinamarqueses da banda de synth pop Lust for Youth, o rapper sueco Timbuktu, o congolense Jupiter Bokondji e muito mais.
Serviço:
Segue o Som – Festival de Roskilde, sábado, dia 3 de fevereiro, às 14h, na TV Brasil