Fora de casa, no estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul, o Grêmio fez sua primeira partida válida pela semifinal do Campeonato Gaúcho, na tarde deste domingo. O Tricolor mostrou seu bom futebol e venceu o time da casa pelo placar de 3 a 0.
Desde o início os gremistas pressionaram e se fizeram superiores no jogo, tanto que precisou de apenas dez minutos para conquistarem boa vantagem para o restante da partida. Logo aos 6’, o Grêmio abriu o placar com um golaço de Ramiro, da intermediária de ataque. Aos 10’, ampliou em cobrança de pênalti convertida por Luan. O Tricolor apresentou intensidade e volume de jogo, enquanto o Avenida se colocou como um time retrancado.
A etapa complementar seguiu favorável para o Grêmio. Os adversários até chegaram por algumas vezes ao ataque, mas os gremistas que foram certeiros nas finalizações. Aos 12 minutos, Arthur, com muita qualidade, marcou o terceiro.
O técnico Renato Portaluppi promoveu suas modificações: aos 24’, tirou Jael para colocar Hernane e aos 29, quando Ramiro deu seu lugar a Alisson. Com 39 minutos, Everton deu lugar a Thonny Anderson.
Com a vitória, o Grêmio construiu boa vantagem para o jogo de volta, que ocorre na quarta-feira, às 21h45, na Arena.
Primeiro tempo
A partida iniciou com o time do Avenida, mas foi o Grêmio quem chegou ao ataque logo no início. Em um dos lances, Everton desceu pela esquerda e tentou passar por Itaqui, mas o lateral foi bem no desarme. Na sequência, Jailson recebeu na entrada da área, a bola bateu na marcação e sobrou para Ramiro, que mandou de primeira – zaga cortou para escanteio.
Em outra oportunidade, aos 5’, Luan recebeu no meio, cortou a marcação e arriscou, mas pegou mal na bola que saiu pela linha de fundo.
E o Grêmio seguiu pressionando, tanto que aos 6 minutos, Ramiro recebeu no meio, dominou bem, virou o corpo e de perna esquerda soltou a bomba, mandando no ângulo da meta de Fabiano.
Em uma jogada pela esquerda, Luan trabalhou com Jael, que recebeu o último passe e tentou a devolução com um cruzamento, mas a bola foi desviada pelo zaga com a mão. Penalidade. Luan foi para a cobrança e estufou as redes adversárias, aos 10 minutos.
O Avenida buscou responder e aos 17’ conseguiu sua primeira finalização, pela esquerda, com Tchelé, mas Marcelo Grohe fez a defesa com tranquilidade no meio do gol.
Em contrapartida, o Grêmio não deu sossego e no minuto seguinte ameaçou novamente. Depois de uma jogada bem trabalhada, a bola sobrou para Luan, que chutou de primeira, mas bateu mal e ela saiu por sobre a meta.
Mais uma vez no ataque, agora aos 24’, os gremistas desceram com Everton pela esquerda, mas no momento do cruzamento, a bola bateu em Luis Henrique, que cortou a jogada já na área.
Minutos depois, o Grêmio teve uma cobrança de falta da intermediária de ataque, pelo meio. No lance, Jael chutou direto, mas a bola explodiu na barreira; na sobra, Kannemann finalizou, mas para fora.
Buscando reagir, o Avenida chegou novamente pela esquerda, mas Léo Moura cometeu falta sobre o jogador. Na cobrança, Alexandre colocou na área, a bola passou por todo mundo até Cléverson, dividindo com Cortez, finalizar de cabeça – por sorte, mandou para fora, aos 33’. No minuto seguinte, Tchelé tentou um cruzamento direto a gol. Marcelo Grohe desviou a escanteio.
O Tricolor buscou o terceiro e, girando a bola, da esquerda para o meio, pela segunda vez, Ramiro recebeu na intermediária e arriscou a gol, mas desta vez Fabiano conseguiu a defesa. Em seguida foi a vez de Arthur arriscar a longa distância, obrigando o arqueiro de Santa Cruz a fazer boa defesa.
Novamente pela esquerda, Tchelé desceu em velocidade, foi a linha de fundo e cruzou rasteiro, mas Bruno Cortez apareceu para fazer o corte, aos 38’.
E aos 40 minutos, o Grêmio chegou ao terceiro gol, mas o lance foi anulado por impedimento de Jailson, na linha de fundo, ao dar passe para Everton mandar para o fundo das redes.
A resposta do Avenida veio no minuto seguinte, quando Cléverson, livre dentro da pequena área conseguiu pegar a sobra de um bate rebate e finalizar, mas Marcelo Grohe operou mais uma grande defesa no Campeonato.
Primeira etapa finalizou aos 45’.
Segundo Tempo
O Grêmio voltou a campo com a mesma formação.
Quem ameaçou em um primeiro momento foi o Avenida, com uma jogada de Tchelé tentando acionar Cléverson na entrada da área, mas nosso zagueiro Kannemann fez boa intercepção da jogada.
Em um lance de contra-ataque, Alexandre recebeu pelo meio e ia finalizar, mas Cortez o alcançou e cortou para escanteio. Na cobrança, o próprio jogador colocou na marca penal, a bola bateu no atacante adversário e Bressan completou, afastando a bola.
O Avenida seguiu tentando descontar com uma bola alçada na área – Grohe desviou, mas no rebote, Fidélis conseguiu o domínio e finalizar. Mandou para fora, à direita do arqueiro gremista.
O Grêmio também tentou chegar ao terceiro, com Everton, recebendo um cruzamento de Ramiro. O atacante serviu Jael, livre em frente a meta, mas segundo a arbitragem, o camisa 11 do Tricolor cometeu falta de ataque, aos 9’.
Foi aos 12 minutos que nasceu o terceiro gol gremista, agora dos pés de Arthur. Com muita qualidade no toque de bola, Everton acionou o volante, que dentro da área, recebeu de costas, girou o corpo e deslocou a dois marcadores, ficando cara a cara com o goleiro Fabiano. Arthur arrematou e estufou as redes.
Aos 14 minutos, o Tricolor teve mais uma boa oportunidade em cobrança de falta. Luan mandou direto, a bola desviou em Roger e saiu a linha de fundo – por pouco o quarto gol.
Substituição: Aos 24’, saiu Jael, entrou Hernane. Aos 29’, saiu Ramiro, entrou Alisson.
Com 30’, os gremistas chegaram novamente com Luan, que dominou pela direita e buscou tabelar com Everton, mas o passe do camisa 11 foi muito longo, saindo pela linha de fundo. Em seguida, Luan acionou Alisson na direita, que serviu Léo Moura. O lateral devolveu o cruzamento para o atacante, que fez um cruzamento, mas mandou muito forte.
Substituição: Saiu Everton, entrou Thonny Anderson, aos 33’.
O Avenida fez uma grande jogada, iniciada com Itaqui, em uma cobrança de lateral. A bola foi desviada para a área e Welder mandou de bicicleta, obrigando Marcelo Grohe a fazer uma baita defesa, aos 36’.
Quase que o quarto gol gremista saiu dos pés de Hernane Brocador. Quando o atacante recebeu de Thonny Anderson, teve tempo de avançar em velocidade e chutar de esquerda, cruzado. Fabiano caiu para desviar a escanteio.
Jogo finalizou aos 45’.
* A arbitragem do jogo foi comandada por Jean Pierre Lima, auxiliado por Elio Nepomuceno Júnior e Gustavo Marin Schier.