De volta à campo na Copa Libertadores após encerrar a sua participação no Paulistão Itaipava, o Santos enfrenta nesta quinta-feira (5) o Estudiantes-ARG, às 21h30 (de Brasília), no estádio Centenário Ciudad de Quilmes, na cidade argentina de Quilmes, em confronto direto pela liderança do Grupo 6.
O Santos não disputa uma partida desde a última quarta-feira (27), quando ganhou no tempo normal do Palmeiras, pela semifinal do Paulista, mas acabou sendo eliminado após as penalidades -diante do placar agregado de 2 a 2. Na atual temporada, são 18 jogos realizados, sendo sete vitórias, cinco empates e seis derrotas.
Pela Libertadores, este será o segundo compromisso atuando longe de seus torcedores. Na primeira rodada, a equipe alvinegra visitou o Real Garcilaso-PER e perdeu por 2 a 0, mas na sequência bateu o Nacional-URU por 3 a 1, no Pacaembu. Com o empate sem gols entre peruanos e uruguaios, na abertura desta rodada, o Alvinegro Praiano, com três pontos, depende de uma simples vitória para assumir a ponta da chave.
O Estudiantes, por sua vez, está na primeira colocação do grupo, com quatro pontos, e depende de si para permanecer nesta posição. Nas rodadas iniciais, o time de La Plata venceu por 3 a 0 o Real Garcilaso e empatou por 0 a 0 com o Nacional. No campeonato argentino, não vencem há três rodadas (dois empates e uma derrota) e estão na 10ª colocação entre 23 equipes, com 32 pontos em 21 rodadas, sendo nove vitórias, cinco empates e sete derrotas.