JAZZ PRAS SETE recebe SOUJAZZ no Imperator

Diário Carioca

SoujazZ é um quinteto instrumental formado por trombone, sax/flauta, baixo, teclado e bateria, que traz no repertório uma mistura inusitada: temas de jazz com baião, salsa, soul, funky, além de outros ritmos brasileiros recheados de grooves.

“O que vamos fazer é praticamente uma feijoada no jazz”, garantem os músicos. No repertório tem composições de João Donato, Jaco Pastorius, Herbie Hancock, Edu Lobo, Gerson Filho, Trombone Shorty, Chick Corea, Moacir Santos, Milton Nascimento, Curtis Fuller, dentre outros clássicos.

 

A ideia do SoujazZ surgiu nas conversas e encontros entre músicos e amigos com fome de ouvir e tocar música boa. Depois de muito reproduzirem a velha frase carioca ‘Vamos marcar!’, os músicos decidiram e, de fato, marcaram uma data, fazendo sua estréia no Largo das Neves, em Santa Tereza, atraindo mais de mil pessoas que estavam interessadas em ouvir um som irreverente e envolvente, resultando numa linda noite de harmonia e música de qualidade. “SoujazZ é uma mistura de tudo o que gostamos. Daí resolvemos colocar na rua para o público curtir com a gente”, explica Moises, trombonista e idealizador do projeto.

__________________

 

Os músicos:

 

Moisés Barbosa – Trombone

Entrou para a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem logo após a sua formatura. Trabalhou com importantes músicos e maestros do mundo, como Kurt Masur, Roberto Minczuk, Jorgen Van Riger, entre outros. Como solista da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, participou de concertos, balés e óperas com nomes mundialmente conhecidos. Também atuou ao lado de artistas importantes da nossa música brasileira, como Milton Nascimento, Nana Caymmi, Fafá de Belém, João Donato, Egberto Gismonti, Os Cariocas e outros. Atualmente, além de dar aulas em oficinas e individuais, se apresenta nas principais casas noturnas do Rio de Janeiro e também de outros estados.

 

Gustavo Spíndola – saxofone e flauta transversa

Iniciou seus estudos musicais numa casa de cultura na Ilha de Paquetá no ano de 2002. Em 2005 entrou pra orquetra flautistas da PRÓ ARTE e em 2011 passa a integrar a Orquestra de Sopros da Pró Arte, onde realizou inúmeros shows em vários cantos do Brasil, tendo dividido palco com grandes nomes da nossa MPB, tais como, João Bosco, Paulo Jobim, Milton Nascimento, Guinga e Gilberto Gil. Além desses shows, também pela Orquestra de Sopros, participou da gravação de dois Cds: “Festejo” em 2013, e “Duas Sanfonas e Uma Orquestra”, em 2016, no qual foram tocadas composições de Sivuca, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, incluindo também músicas dos dois sanfoneiros participantes, Kiko Horta e Marcelo Caldi.

 

Pedro Fonseca – Teclado

Aos 7 anos de idade, com interesse na música erudita e no jazz norte americano, Pedro Fonseca iniciou seus estudos de piano. Já na adolescência, começou a ter contato com a música popular trocando influências e conhecimentos musicais. Atualmente é integrante de conjuntos musicais como o 13.7, Mantuano Trio e Terezina 12, além de trabalhos com outros amigos músicos e compositores como Tyaro Maia, Dudu Souto e Marcos Mesmo.

 

André Ratto – Baixo

Ratto começou a estudar contrabaixo em 2003, quando formou sua primeira banda. Em 2011 montou uma big band chamada Do Ben, fazendo uma releitura do disco A Tábua de Esmeralda, de Jorge Ben Jor. Este projeto foi o pontapé para a profissionalização de sua carreira musical e também para expansão de ideias e possibilidades sonoras de criação. O experimentalismo e o groove sempre andaram consigo em sua trajetória. Em 2012 foi convidado a integrar o Carrossel de Emoções, um inédito bloco de funk carioca. Com o bloco, percorreu quase todos os Estados brasileiros, tocou em grandes eventos como “Fifa Fun Fest” na Praia de Copacabana para 50.000 pessoas, “Fortal” (maior festival de Fortaleza – CE), “Carnaval de Salvador e Recife”, dentre outros. Participou de uma turnê por seis países na Europa e gravou um DVD na Fundição Progresso, além de inúmeras apresentações em programas de TV, como “Big Brother Brasil”, da Tv Globo; “Xuxa Meneghel”,da Rede Record; e rádios. Atualmente, além das atividades com o Carrossel, está trabalhando no lançamento de seu projeto autoral chamado La Mariposa.

 

Artur Pedrosa – Bateria

Artur Pedrosa iniciou seus estudos no piano aos nove anos de idade e aos quatorze começou a estudar bateria. De lá para cá, tocou em diversas bandas como Zarapatéu, Uzoto, 2×0 Vargem Alta, entre outros.

Atualmente toca com bandas como Teresina 12, Guaporés, 13.7, Dulcinéia Enferrujada, Bedai, Agytoê e Soujazz.

 

Serviço:

Evento: JAZZ PRAS SETE recebe SOUJAZZ

Data: 17 de abril

Horário: Terça-feira, às 18h50.

Local do Evento: IMPERATOR – CENTRO CULTURAL JOÃO NOGUEIRA – Terraço

EndereçoRUA DIAS DA CRUZ, 170 – MÉIER

Valor do Ingresso: Gratuito. Sujeito a lotação

Classificação: Livre

Informações: (21) 2597-3897 (das 9h às 12h/13h às 18h). Exceto Feriados.

www.imperator.art.br

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca