No Conexão Repórter da próxima segunda-feira, 30 de abril, Roberto Cabrini fica frente a frente com Newton Ishii, que ficou conhecido como o “Japonês da Federal“.
O programa traz a verdadeira história da face mais conhecida da Operação Lava Jato, o homem que se tornou uma lenda no imaginário do país. Com o uso de óculos escuros e expressão compenetrada, o agente ganhou fama e viu sua imagem correr o Brasil como um símbolo da luta contra a impunidade em um país com tanta sede de justiça. Aplaudido, inspirou marchinhas e máscaras de Carnaval, passou a ser reconhecido nas ruas e encarou uma queda em meio ao apogeu: Ishii foi condenado e preso, em uma investigação por facilitação de contrabando.
Agora aposentado, abre as portas de sua casa para uma conversa de revelações a Cabrini, contando como viu sua reputação ser colocada em xeque ao ser condenado em um processo iniciado em 2003, quando chegou a ser preso em flagrante. Seguido a isso, ele fala ainda sobre a depressão, o suicídio do filho e a morte da mulher, temas sensíveis de sua vida familiar que mostram um outro lado do homem por trás do policial.
Sereno, sempre descrito pela postura tranquila, aceita falar sobre tudo: os altos e baixos, sua condenação, a suspeita de vender informações secretas, como passou por tudo isso e, agora, o que pretende fazer do futuro.
O Conexão Repórter vai ao ar às segundas, 23h30, logo após o Programa do Ratinho, no SBT.