O premiado cantor, ator e produtor, vencedor do Grammy, Globo de Ouro e Emmy Award, Childish Gambino (Donald Glover) acaba de alcançar a certificação de Platina, pela RIAA, nos Estados Unidos com o sucesso “This Is America”. No Brasil, a faixa recebeu certificação de Ouro.
A música chegou ao topo das paradas de diversos países desde seu lançamento durante a performance de Gambino no programa da TV norte-americana “Saturday Night Live”. “This Is America” estreou no topo da lista da Billboard com as 100 músicas mais tocadas dos Estados Unidos, acompanhada de um cativante vídeo. Internacionalmente, a faixa alcançou a primeira posição nos chats Global e dos Estados Unidos no Spotify, além de alcançar a primeira posição no iTunes em 45 países – sendo Top 5 em 63. A canção continua a ocupar o topo do chart geral de streaming por três semanas; chegou ao primeiro lugar do chart de consumo de músicas (onde ficou por duas semanas seguidas) e alcançou o topo do chart de aúdio por demanda (por duas semanas seguidas).
Com Direção de Hiro Murai, o vídeo de “This Is America” ultrapassou 216 milhões de views desde seu lançamento e ocupa atualmente o topo da lista do YouTube U.S. Top Music Videos e U.S. Top Songs, segurando a posição por três semanas consecutivas. Só na primeira semana, o clipe teve mais de 85.3 milhões de visualizações. Essa foi a maior estreia para a primeira semana de lançamento de um vídeo na plataforma este ano, alcançando o topo da lista YouTube Songs em 11 países, incluindo os Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e mais. O clipe de “This is America” também é o 5º vídeo musical a atingir 100 milhões de visualizações mais rápido na história do Youtube, alcançando a marca em menos de 9 dias.
O The Fader proclama a faixa como “uma chicotada em forma de canção que vai de comemorativa a aterrorizante, repetidamente – muito parecido com o que acontece com as notícias”. O Washington Post declarou: “assista uma vez e seus olhos serão naturalmente atraídos por seus movimentos e expressões faciais. Assista novamente, mas concentre-se no caos reinando no fundo. Assista pela terceira vez, e a razão para essa justaposição se torna cada vez mais clara”. A revista Paste também falou sobre a produção: “Maio é muito cedo para coroar o videoclipe do ano, mas ‘This Is America’ absolutamente garante esse tipo de conversa”.