O Brasil, depois de empatar a primeira partida da Copa do Mundo contra a Suíça, finalmente encontrou o caminho da vitoria na Rússia ao derrotar a Costa Rica, por 2 x 0, gols de Coutinho e Neymar.
Com a vitória garante a liderança parcial do Grupo E da Copa do Mundo. O Brasil pressionou adversário no jogo inteiro, mas esbarrou na defesa da Costa Rica e na boa atuação de Navas. Apenas aos 46 minutos do segundo tempo, Coutinho abriu o placar. Com mais confiança, o Brasil começou a tocar a bola e marcou o segundo aos 52 minutos do segundo tempo.
Brasil ainda não garante a classificação para as oitavas de final, mas encaminha vaga. Costa Rica está eliminada do mundial.
O segundo desafio do Brasil no Mundial da Rússia ocorreu no estádio de São Petersburgo
O JOGO
De uniforme todo azul, a Seleção Brasileira entrou em campo em busca da primeira vitória no Mundial. Com maior posse de bola, o Brasil tomou a iniciativa da partida. Apesar do domínio territorial, a forte marcação do adversário segurou o ímpeto brasileiro nos primeiros minutos. Philippe Coutinho foi o primeiro a arriscar de longa distância, mas a bola passou por cima. A Costa Rica tentou responder no contra-ataque com Celso Borges, que finalizou para fora. Aos 25, Gabriel Jesus chegou a balançar as redes, mas o impedimento já havia sido assinalado. O Brasil pressionou antes do intervalo, assustou com Coutinho e Willian, mas pecou nas finalizações.
Apostando nas triangulações, a Seleção Brasileira voltou para o segundo tempo em cima da Costa Rica. A pressão foi total nos primeiros cinco minutos. Durante a blitz, Gabriel Jesus cabeceou no travessão. No rebote, Paulinho tocou para Coutinho finalizar, mas a zaga afastou o perigo. Aos 10 minutos, Neymar pegou cruzamento de primeira e obrigou grande defesa de Navas. Aos 12, foi a vez do goleiro evitar o gol de Coutinho. Aos 26 minutos, Neymar bateu colocado e tirou tinta da trave. Com maior volume de jogo, o Brasil lutou até o final e foi premiado nos acréscimos com os gols de Coutinho e Neymar já nos acréscimos.
BRASIL: Alisson; Fagner, Miranda, Thiago Silva e Marcelo; Casemiro, Paulinho (Firmino) e Philippe Coutinho; Neymar, Willian (Douglas Costa) e Gabriel Jesus (Fernandinho). Técnico: Tite