Detran fará identidades sociais na Parada do Orgulho Gay em Madureira

Diário Carioca

Nesta quinta-feira, 28 de junho, é Dia Internacional do Orgulho Gay e por que não comemorá-lo tirando a sua Identidade social em uma das 182 unidades de atendimento do Detran? Quem quiser, também poderá fazer a inclusão do nome social na Carteira de Identidade no próximo domingo, dia 1º, no estande que será especialmente montado pelo Detran durante a comemoração da data na Parada Gay, em Madureira, das 10h às 13h. O estande ficará na Região Administrativa, localizada na Rua Carvalho de Sousa, 274 (em frente á Caixa Econômica).

A Identidade Social é o documento de identificação do cidadão que deseja incluir seu nome social na carteira de identidade. O Detran oferece o serviço para transexuais e travestis. Para obter o documento basta ter identidade já feita pelo Detran e levar a certidão de nascimento. O nome social, que é o nome escolhido para identificar o cidadão com o novo gênero escolhido, aparece em conjunto com o nome de nascimento.

Mais do que produzir um documento para o cidadão fluminense, a iniciativa do Detran e da Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos quer permitir que a pessoa exerça efetivamente a sua cidadania, refletindo sua personalidade oficialmente. A medida virou determinação de governo com a edição do decreto 46172 sancionado pelo governador Luiz Fernando Pezão.

Aos 16 anos Adilson Alves de Mello começou a se identificar como Yonne. Porém, não se sentia completo.

– Quando mostrava o meu documento, ficava aquele silêncio e olhares constrangedores, explica sobre a dor que passava.

Os tempos eram outros e Yonne teve que esperar 34 anos para realizar o sonho de ver seu nome social no documento de identificação agora em 2018. Hoje, o nome Yonne Alves de Mello está oficialmente incluído na sua identidade.

Há cerca de um ano e meio o bartender Pedro Henrique Rodrigues, em busca da retificação de sua certidão de nascimento, entrou no serviço de Identidade Social do governo estadual para ter, na carteira de identidade, o nome que o representa.

Vanessa Alves da Silva nasceu há 53 anos. Desde a infância sentia-se menina e disputava as bonecas e demais brinquedos femininos com as irmãs. Aos 13 anos, começou a usar hormônios e logo os primeiros sinais de feminilidade apareceram no seu corpo e em seu rosto. Também no início desse ano foi que conseguiu ser uma cidadão completa, em corpo e documento.

Os funcionários do DETRAN passaram por treinamento específico elaborado com a secretaria, através do Programa Rio Sem Homofobia. O objetivo era aprimorar mais o atendimento oferecido ao usuário, visando a um tratamento com ainda maior sensibilidade.

— Mais do que fornecer documentos, o Detran é uma casa que defende a diversidade da sociedade e o acolhimento a todos os cidadãos. Por isso, reconhecemos e valorizamos a emissão da Identidade Social como uma conquista de toda a sociedade fluminense. Para desempenhar bem a nossa função, treinamos cerca de 200 funcionários para estarem atentos às necessidades de cada indivíduo — explica o presidente o presidente do Detran Leonardo Jacob.

Uma vez acrescentado ao documento oficial, o nome social não pode ser modificado posteriormente.

Ficha de serviço Identidade Social

 

Documentos necessários: Identidade antiga do Detran e certidão de nascimento

Data e horário: 01/07 (DOMINGO) das 10h às 13h

Local: o estande estará na Região Administrativa, que fica na Rua Carvalho de Souza, em frente a Caixa Econômica Federal

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca