A Rússia, que contava com o apoio da torcida, derrotou a Espanha. No outro jogo do dia, a Croácia derrotou a Dinamarca. Com isso, Rússia e Croácia irão se enfrentar nas quartas de final, no sábado (7), às três da tarde, horário de Brasília, em Sochi.
Rússia e Espanha entraram em campo com propostas de jogo definidas. Os espanhóis mantinham a posse de bola e buscavam o ataque, mas não conseguiam levar perigo. Os russos se defendiam como podiam e esperavam apenas uma oportunidade para aprontar para cima dos espanhóis.
Logo aos 12 minutos do primeiro tempo, a Espanha abriu o placar. Após cobrança de falta, o zagueiro Ignashevich se embolou com Sérgio Ramos, a bola acabou batendo na perna do russo e foi para dentro do gol. Em vantagem logo no início, os espanhóis mantinham o controle do jogo, mas não ofereciam perigo aos russos. No entanto, Dzyuba empatou para a Rússia, três minutos antes do fim do primeiro tempo, após Piqué tocar a bola com a mão dentro da área.
O jogo seguiu sem muitas surpresas e permaneceu empatado no segundo tempo e na prorrogação. Nos pênaltis, brilhou a estrela do goleiro russo Akinfeev. O arqueiro defendeu as cobranças de Koke e Aspas e garantiu a classificação da Rússia. Já De Gea, goleiro espanhol, deu uma de Muralha, pulou para o mesmo lado em todas as cobranças, e não defendeu nenhuma penalidade. Akinfeev herói, Espanha fora, Rússia classificada e muita festa em Moscou