DIA INTERNACIONAL
Profissionais ajudam os visitantes dos destinos brasileiros a explorar o potencial do país e favorecem a boa avaliação de atrativos
Por Vanessa Castro
Guia de turismo Billy mostra aos turistas as belezas de Oscar Niemeyer, em Brasília (DF). Crédito: Arquivo pessoal
Hoje é o dia de exaltar uma das atividades mais importantes para o setor de turismo. No dia 21 de fevereiro, os guias de turismo são mundialmente lembrados pelo profissionalismo e dedicação com que regem a responsabilidade de transformar destinos em conhecimento e memórias inesquecíveis.
Billy Deeter é guia de turismo há 40 anos em Brasília (DF). Viu a capital se desenvolver quando criança na década de 60, conheceu Oscar Niemeyer e Burle Marx e afirma que falar sobre o destino aos turistas é falar da própria história de vida. “A história de Brasília é minha própria história por isso amo tanto essa cidade e minha profissão me permite transmitir todo esse amor aos turistas também”. Segundo Deeter, o que mais lhe agrada na profissão é não ter rotina e o contato humano diário. “Saio de casa todos os dias para me divertir e não para trabalhar”, complementa.
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, parabeniza os profissionais do ramo e enaltece a relevância desses personagens ao desenvolvimento do mercado de viagens. “Hoje é um dia muito importante para o turismo. Os guias são nossos atores principais, que mostram todo o nosso potencial turístico aos visitantes. Sem eles, o Brasil seria apenas uma paisagem, mas nosso país também é história, cultura e patriotismo”, ressalta o ministro.
A profissão de guia de turismo foi regularizada no Brasil em 1993. Para exercê-la, é obrigatório o registro no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Atualmente, o sistema do Ministério do Turismo reúne 24.341 trabalhadores do segmento regularmente inscritos.
QUALIFICAÇÃO – O MTur forma guias de turismo por meio do MedioTec, modalidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), executado em parceria com ao Ministério da Educação. Trata-se de uma oportunidade para que os alunos do ensino público possam, ao mesmo tempo, realizar um curso técnico.
Em 2019, o MTur capacitou 30 mil profissionais de turismo, incluindo guias, por meio de plataformas de qualificação. Além do MedioTec, o órgão oferece outras oportunidades de aprimoramento, como o curso de atendimento ao turista Brasil Braços Abertos e o de Gestor de Turismo. Para saber mais, clique AQUI.
CADASTUR – O sistema busca promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do ramo. Além de garantir diversas vantagens e oportunidade de negócios a empreendedores, a plataforma proporciona uma importante fonte de consulta para o turista. O registro é feito de forma totalmente online e gratuita. Clique AQUI para se cadastrar.
Edição: André Martins