Roman Polanski vence prêmios e atrizes saem da cerimônia

Diário Carioca
    
      
        

Roman Polanski é o diretor de filmes como Rosemary’s Baby , Chinatown , Os destemidos assassinos de vampiros e O pianista. The Guardian relata que, em 1977, Polanski se declarou culpado pelo estupro de Samantha Gailey, de 13 anos. Posteriormente, seu legado cinematográfico foi muitas vezes ofuscado por sua vida, o que é compreensível.

Polanski estava aguardando sentença quando fugiu dos Estados Unidos e foi para a França. Ele ainda é um homem procurado nos EUA. A polêmica em torno de Polanski só explodiu ainda mais quando ele foi nomeado Melhor Diretor no César Awards, o equivalente da França ao Oscar Academy Awards

. . Algumas atrizes saíram da cerimônia em protesto. Aqui estão os detalhes.
Roman Polanski recebe prêmios – e muita folga. | Adam Nurkiewicz / Getty Images

Os César Awards mais controversos de todos os tempos

Polanski foi nomeado para Melhor Diretor por seu drama histórico Um Oficial e um Spy. Polanski não compareceu à cerimônia, que levou em 29 de fevereiro de 2020. Ele temia um “linchamento feminista” se estivesse presente.

O grupo feminista Osez le Féminisme (cujo nome se traduz em “Ouse Ser Feminista”) organizou um protesto fora da cerimônia. Embora muitas pessoas tenham ficado indignadas que um oficial e um espião tenham recebido alguma indicação – doze no total – a indicação de Polanski para Melhor diretor foi particularmente inflamatória. Alguns viram sua indicação e a vitória subsequente como um insulto ao movimento #MeToo, que está lutando para conquistar uma posição na França. Polanski também ganhou o Prêmio César de Melhor Roteiro Adaptado.

Roman Polanski participando do 70º festival anual de cinema de Cannes no Palais des Festivals | Pascal Le Segretain / Getty Images
Fox News relata que Adèle Haenel deixou a cerimônia, dizendo “Shame!” Duas outras cineastas seguiram o exemplo: a diretora Céline Sciamma e a atriz Florence Foresti. O último escreveu “enojado” no Instagram após sua decisão de sair, um castigo claro da decisão de homenagear Polanski.

Roman Polanski tem alguns defensores

Por outro lado, Polanski tem alguns apoiadores. O BuzzFeed News relata que a atriz francesa Brigitte Bardot postou palavras de apoio ao diretor on-line. Ela defendeu a separação da arte do artista. “Eu o julgo por seu talento e não por sua vida privada! Lamento nunca ter atirado com ele! ”

Um relatório da EuroNews em inglês sobre a atual controvérsia em torno de Roman Polanski.

No entanto, qualquer apoio recebido por Polanski parecia compensado pela reação contra ele. Os Los Angeles Times informam que Polanski já recebeu o César Awards antes – cinco para Melhor Diretor – mas foi a primeira vez que uma de suas vitórias criou uma controvérsia tão potente. De acordo com a BBC da BBC , a reação em torno das indicações de Polanski levou todos os membros do conselho da Academia César a renunciar em 14 de fevereiro de 2020. No entanto, as renúncias deveriam ser efetivadas após a concessão dos prêmios.

Para alguns, a arte de Polanski deve ser separada de sua vida e julgada em seus próprios termos. Por outro lado, outros acreditam que o reconhecimento de seu trabalho pelo César Awards é uma terrível afronta à decência humana. O conflito entre esses pontos de vista caracterizará qualquer avaliação de seu trabalho daqui para frente.

Como obter ajuda: Nos E.U.A, ligue para a Linha Direta Nacional de Telefone de Assalto Sexual da RAINN, 1-800-656-4673 para conectar-se a um membro da equipe treinado de um provedor de serviços de agressão sexual em sua área.

Veja também: O simbolismo secreto anti-natal em ‘Bebê de Rosemary’

      

    

  
Mais Informações sobre o assunto

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca