“Quando eu crescesse, eu imaginaria que avançaríamos para este mundo onde não haveria guerras”, ex Richard Archer, vocalista do Hard-Fi , fala à NME sobre 'Burnt Out Star', a faixa-título do EP de estreia do novo projeto paralelo Fora do mundo .
“Eu pensei que seria como Star Trek , todos nós reunir-se e explorar o universo. Mas, de alguma forma, regressamos a essas queixas mesquinhas, rancores e bodes expiatórios e iluminação a gás. Não reconheci nada e não sabia se queria estar aqui. ”
A um mundo de distância do indie pronto para o festival de marca registrada da Hard-Fi, o último grupo de Archer toma uma voz oportuna enquanto espeta o triste estado do mundo em 2020 – com músicas que abordam a ascensão do nacionalismo e a batalha pelos direitos das mulheres em todo o mundo.
Aqui, Archer conta à NME a história interna de sua nova banda depois de uma década longe dos holofotes – e por que o mundo ainda não viu o fim do Hard-Fi ainda.
Como surgiu o OffWorld?
“Eu tinha essas idéias para músicas e conhecia Krysten [Cummings, vocalist] através de seus vocais de apoio para Hard-Fi. Tínhamos um amigo em comum em Mick Jones (The do The Clash e eu queria envolvê-la em algo mais do que backing vocal – ela escreve ótimas músicas e é realmente talentosa. ”
Com quem mais você trabalha?
“Temos Smiley Barnard também, que tocou bateria por Joe Strummer , Lily Allen e Robbie Williams se você quiser ir a gama inteira. Ele é do meu lado e tínhamos amigos em comum. Ele conhecia Dale [Davis, bass], e então Wolsey White [guitar] é alguém com quem conversamos. “
'Burnt Out Star' é a coisa mais política que você já gravou . O que inspirou isso?
“Lembro-me de descer e ver a notificação de notícias no meu telefone – primeiro foi o Brexit e depois Trump. Parecia que os besteiras estavam fugindo com isso, e você veria a recuperação das pessoas pensando que poderiam dizer ou fazer o que queriam. De repente, foi como, o que aconteceu com este país?
O que você pode nos dizer sobre a mensagem por trás de 'Admirável estar vivo' ?
'Brave To Be Alive' apenas me lembrou como todas as mulheres fortes da minha vida nunca são celebradas o suficiente. Minha esposa é de El Salvador e, na América Latina, houve um movimento massivo para combater o feminicídio. Eu estava lendo sobre uma artista mexicana que estava em campanha pela conscientização sobre ela, e ela foi assassinada na rua. Ela levou um tiro na cara e é horrível. Os homens podem se safar com isso. Minha esposa me mostrou os protestos contra isso, e foi extremamente inspirador – todas essas pessoas que foram tocadas o suficiente para se unirem e conscientizarem-se disso. ”
Quão representativas são essas músicas do álbum OffWorld?
“O álbum terminou, embora sonoramente esteja mais perto de 'Burnt Out Star' do que de” Brave To Be Alive “. A maioria das faixas é baseada em groove e tem um ritmo semelhante, mas acho que também é um disco de rock, embora haja vibrações de disco. As músicas começaram como essas músicas gospel, mas cresceram à medida que toda a banda se envolvia. Há partes que parecem Hard-Fi. Eu estava conversando com um colega que disse que ele tocou no escritório da Rough Trade e alguém perguntou se era o cara do Hard-Fi. Eu pensei que ninguém saberia, mas aparentemente está claro. ”
Quanto ao Hard-Fi, será 15 anos desde que você lançou 'Estrelas da CCTV 'em julho. Parece tão longo?
“Ainda não parece ontem. A coisa é, eu cresci no '80 se você tivesse toda essa música baseada em sintetizadores que nunca tinha ouvido antes. Nesse ponto, o '15 parecia uma vida inteira de distância. Mas quando você pensa sobre isso, os Rolling Stones tocando em Altamont em 696 foi somente 20 anos antes da cena rave com Madchester e The Stone Roses. Quando você pensa sobre isso agora, anos não é nada quando você viveu isso. É muito tempo para música, mas é muito próximo para mim. ”
Existem planos para celebrar esse aniversário?
“Sempre senti que o Hard-Fi tinha alguns negócios inacabados. Eu estava conversando com os meninos sobre finalmente começar a fazer alguma coisa. Vamos tentar fazer alguma coisa, sempre foi uma boa gargalhada, mas o OffWorld é o foco agora. ”
Acho que você pode jogar 'Stars Of CCTV' na íntegra?
“Sim, já conversamos sobre isso, mas também gostaríamos de fazer algum material novo, porque, caso contrário, você simplesmente sente que é um ato de herança. Dizendo isso, eu já participei de alguns desses shows e eles foram ótimos. No final das contas, é isso que as pessoas querem. Esse álbum definiu a vida das pessoas e quando elas estavam crescendo. Definitivamente faremos isso em algum momento, mas também com novas músicas, para não estarmos apenas trocando glórias passadas. ”
Como você se sente olhando para esse período – um álbum número um, uma indicação ao Mercury Prize e sendo uma das maiores bandas da Grã-Bretanha?
“É realmente estranho. Nunca esperávamos que isso acontecesse e ficamos felizes em lançar algumas músicas e esperávamos fazer outro disco. Tudo aconteceu tão rápido, depois de tanto tempo construindo e participando de bandas que não deram muito certo. Há um pouco de você que acha que vai durar para sempre, mas nunca dura, não importa quem você é. Olhando para trás, foi brilhante, mas eu gostaria de ter gostado mais. ”
Você estava preparado para a vida após a fama?
“Eu participei de bandas em que tínhamos um contrato de gravação e tudo deu errado, então sempre me concentrei em garantir que fôssemos o melhor que podíamos ser. Eu entendi o que poderia acontecer, dá errado, e pode ser de partir o coração. Para ser honesto, você está tão ocupado que não acredita nisso. Você apenas imagina que sempre haverá um programa de TV para tocar ou um telefone de rádio para fazer. Mas quando você volta com um novo projeto como esse, percebe o quão difícil é fazer as pessoas falarem sobre sua música. ”
Como você se sente sobre os temas das 'Estrelas do CCTV' em 2000?
“Quando você está escrevendo, tudo se resume à sua vida e às coisas que você viu ao seu redor. Mas “Estrelas do circuito interno de TV” chegou no momento em que essas câmeras começaram a surgir adequadamente ao nosso redor e as pessoas as consideravam positivas – você teria uma diminuição no crime. Mas quando você entra no reconhecimento facial, parece pesado. Porém, esse é o caso, quando escrevi 'Caixa eletrônico', eu estava muito triste, mas não é tão ruim quanto o que você enfrentará se já estiver amadurecendo agora. Você se depara com a ameaça de nunca poder comprar uma casa e viver com contratos de zero horas. Eu estava apenas chorando porque queria ser músico, mas agora isso se tornou realidade para muitas pessoas que estão apenas tentando sobreviver no 9-5. ”
'Burnt Out Star' do OffWorld já está disponível.