Dezenas de participantes de festivais ainda estavam no local do festival do Tribal Gathering do Panamá após o bloqueio do coronavírus

Luisa Neves

Dezenas de freqüentadores e trabalhadores de festivais ainda estão presos no local do Festival de Reuniões Tribais do Panamá por mais de um mês após um bloqueio forçado por coronavírus .

O Encontro Tribal foi realizado entre fevereiro 29 e março 15 este ano em um site de praia na costa norte do país da América Central, , mas o festival foi encerrado por no mínimo oito dias em março 15 , pois o Panamá declarou estado de emergência sobre o surto de coronavírus.

A medida rigorosa significava que muitos participantes e tripulantes do festival perderam ou tiveram seus vôos originais para casa cancelados. Enquanto alguns conseguiram refazer a reserva de voos para fora do Panamá, outros cancelamentos e faltas de voos – assim como a comunicação forçada relatada com embaixadas no Panamá – significaram que um número significativo de participantes ficou preso no local do Encontro Tribal por dias e semanas depois o festival terminou.

Todos os participantes de festivais que esperavam voltar para casa em breve sofreram mais um golpe na semana passada, quando a proibição de voos do Panamá foi prorrogada até maio 22.

Um novo Vice o documentário (que você pode assistir acima) fornece imagens filmadas dentro do local do festival quando o bloqueio entrou em vigor, enquanto um relatório de The Guardian no final da semana passada destacou um grupo de 30 Trabalhadores britânicos e voluntários do Tribal Gathering que ainda estão presos em um acampamento improvisado no local.

Falando com The Guardian , o voluntário do festival Peter Grant disse que a embaixada britânica no Panamá inicialmente ofereceu ônibus para a Cidade do Panamá, mas sem garantia de conseguir um voo para casa.

“Na época, a praia era a opção mais segura para nós, e nunca mais fomos oferecidos esses ônibus”, disse ele. “Os organizadores do festival foram ótimos. Eles estavam entregando comida e nos deram grandes tendas para nos abrigarmos. Havia também água corrente. ”

Grant disse que choveu sem parar por dias, causando problemas de esgoto. Outras tentativas de entrar em contato com a embaixada resultaram em que elas recebiam “as mesmas opções todas as vezes, dizendo 'mantenha-se firme' ou dando-nos opções caras de hotel na Cidade do Panamá sem meios de chegar lá. E não havia opções para voos para casa.

“Também enfrentamos a burocracia de autoridades panamenhas. Você precisa de permissões para se deslocar e eles realmente não querem que os europeus entrem na cidade. ”

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores disse a The Guardian que havia ajudado as pessoas retornam ao Reino Unido. “Estamos em contato regular com os membros do grupo que permanecem no Tribal Gathering. Fornecemos detalhes das acomodações disponíveis e oferecemos cartas de passagem seguras para ajudar na mudança para lá. ”

Share This Article
Produtora de conteúdo cultural, especialista em música pop e séries. Apaixonada por livros e Meio ambiente