A Prefeitura do Rio vai ampliar, nesta sexta-feira (12/06), a fiscalização nos shoppings para coibir pontos de aglomeração e conferir o cumprimento de outras medidas exigidas por decreto para a liberação da abertura segura e gradual das atividades econômicas na cidade.
Nesta quinta (11/06), primeiro dia de funcionamento dos shoppings, fiscais da Subsecretaria de Vigilância Sanitária interditaram lojas e aplicaram multas na ação que conta também com equipes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), Guarda Municipal e Subsecretaria de Licenciamento, Fiscalização e Controle Urbano, da Fazenda.
O Norte Shopping foi multado por não higienizar com frequência as superfícies dos ambientes e teve três lojas de eletrodomésticos fechadas por aglomeração. Cada uma delas foi multada em R$ 13 mil, valor da infração gravíssima também aplicada à administração do Bangu Shopping e a quatro de suas lojas pelo mesmo motivo: aglomeração.
A Vigilância Sanitária lembra que a população deve colaborar denunciando pontos de superlotação e outras irregularidades à Central 1746.