Assistir à TV Brasil em São Paulo fica ainda mais prático e rápido, no canal aberto 1, a partir desta segunda (22/6).
Para ter acesso ao canal 1 – TV Brasil, da TV digital aberta em São Paulo, basta ir ao menu do aparelho televisivo, procurar pela programação automática dos canais, iniciar o processo de sintonia e, ao final da “varredura”, você terá o canal 1 programado como TV Brasil em alta definição de imagem e qualidade de som digital.
O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Luiz Carlos Pereira Gomes, ressalta que a mudança é estratégica e aproxima ainda mais a emissora do público: “A partir de agora, a TV Brasil ganha em posicionamento e relevância em relação aos demais canais. Levar uma televisão em canal aberto digital para a maior cidade da América e abrir o espectro de frequências com o canal 1 tem uma representatividade muito grande.”
São Paulo e a grande metrópole terão acesso à informação qualificada, à maior programação infantil da TV brasileira – com cerca de dez horas por dia; muito entretenimento, música, cultura, educação e esportes.
O diretor de Conteúdo e Programação da EBC, Denilson Morales, conta que a data da mudança foi escolhida por conta do caráter histórico do mês de junho e da relação com a televisão brasileira.
“Há 70 anos, em São Paulo, ocorria a primeira transmissão experimental de TV no país e, nada mais simbólico e importante que a TV Brasil, uma emissora que se recria, que se consolida, que é de todos os cidadãos, estar no canal número 1, na maior cidade do Brasil”, afirma.
Morales destaca que a TV Brasil, emissora da EBC, é referência em comunicação pública, a exemplo de outras TVs públicas no mundo com BBC, RAI, RTP, TVE.
“A TV Brasil apresenta à sociedade uma programação que contribuí para a formação, por meio de produtos diversos, gratuitos e de qualidade. Nos últimos anos, vem se consolidando junto à população. E, a partir de segunda-feira, como em outras cidades do país onde já estamos em canais iniciais – Rio de Janeiro, Brasília e São Luís – seremos ainda mais reconhecidos e continuaremos fortalecendo o principal canal público de TV do país”, enfatiza o diretor.
Novidades na grade em junho
Com uma programação renovada e dinâmica, a emissora pública estreou neste mês de junho cinco atrações. A nova temporada inédita do Conhecendo Museus, o novo programa TV Brasil Esporte, e as séries documentais inéditas Vale Indomado, Animais Bebês e Criaturas Estranhas, produções do canal canadense Love Nature.
Com episódios diários, de segunda a sexta, às 7h15, o programa Conhecendo Museus percorre 20 espaços culturais sobre moda, gastronomia, ciência e tecnologia. A produção é uma parceria da EBC com a Fundação José de Paiva Netto (FJPN) e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Apresentado pelo jornalista Paulo Garritano, o TV Brasil Esporte vai ao ar de segunda a sexta, às 19h30, e destaca conteúdos que envolvem diferentes modalidades e entrevistas com grandes ídolos do esporte brasileiro.
A série Vale Indomado revela a fauna africana nas áreas alagadas do Vale do Rio Luangwa, na Zâmbia. Em três episódios, às segundas, às 20h30, a produção canadense mostra a planície que abriga uma grande variedade de espécies da vida selvagem.
Já às terças, às 20h30, o seriado Animais Bebês mostra uma sequência de filhotes adoráveis de diversas espécies da vida selvagem. Os primeiros passos de encantadores recém-nascidos são tema da obra que mostra os desafios para a sobrevivência no reino animal.
Logo em seguida, às 21h, o programa Criaturas Estranhas acompanha a rotina de espécies com aparências bizarras e incomuns em diferentes habitats. A atração mostra as habilidades especiais de camuflagem e trapaças de seres exóticos. São espécies da fauna e da flora que tiveram um processo de evolução bem peculiar.
Atrações consagradas desde março
Em 16 março deste ano, a TV Brasil lançou nova programação com destaque para a estreia de novas atrações e séries documentais e de ficção renomadas como o premiado drama policial britânico Sherlock, as aventuras de Os Mosqueteiros e a trama nacional pioneira de O Vigilante Rodoviário.
A emissora pública também investiu na aquisição de novos conteúdos, em obras independentes e na produção interna como os programas Acervo Musical, Brasil sobre Duas Rodas, Cai no Vestibular, Ciência é Tudo, Curta Temporada, Meu Pedaço do Brasil e Vida + Leve.
Programação infantil de qualidade
Com quase 60 horas semanais de produção audiovisual para crianças e jovens, a emissora pública apresenta uma faixa diária com seriados e desenhos, a TV Brasil Animada, no ar de segunda a sexta-feira, com aproximadamente dez horas de duração.
A sessão tem espaço aos fins de semana, nos sábados de 10h às 14h. A programação infantil oferecida pelo canal é organizada por faixa etária e destaca-se pela ausência de publicidade que incentive o consumismo.
De segunda a sexta, no início da manhã, entre 7h45 e 9h45, a TV Brasil exibe conteúdos especiais que reúnem produções para a garotada com todos os recursos de acessibilidade, como audiodescrição, legenda oculta, interpretação em Libras e dublagem.
Em seguida, a partir das 10h, a TV Brasil Animada leva ao ar quase cerca de nove horas consecutivas de conteúdo infantil e juvenil educativo até às 19h, com intervalo para o programa Sem Censura, às 14h, e para os boletins jornalísticos do Repórter Brasil.
Muitas animações de sucesso no país e no exterior estão em cartaz na grade da emissora pública como O Show da Luna!, Peixonauta e SOS Fada Manu. Entre as séries, as atrações são Detetives do Prédio Azul, Gaby Estrella e Valentins. Destaque, ainda, para Pablo, obra que aborda a rotina de um menino autista.
EBC Play: conteúdo on demand
O público pode acompanhar de qualquer lugar os conteúdos de seus programas favoritos da TV Brasil. O aplicativo EBC Play disponibiliza um vasto catálogo de produções. O app está disponível para as plataformas Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br. O EBC Play pode ser baixado gratuitamente.
Sobre a EBC
Criada em 2007 para fortalecer o sistema público de comunicação, a EBC é gestora dos veículos TV Brasil, Agência Brasil, Radioagência Nacional, Portal EBC, Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro (1.130 KHz), Rádio Nacional AM de Brasília (980 KHz), Nacional FM de Brasília (96,1 MHz), Rádio MEC AM do Rio de Janeiro (800 KHz), Rádio MEC FM do Rio de Janeiro (99,3 MHz), Rádio Nacional da Amazônia OC (11.780 KHz e 6.180 KHz), Rádio Nacional AM do Alto Solimões (670 KHz) e Rádio Nacional FM do Alto Solimões (96.1 MHz).
Saiba como sintonizar a TV Brasil: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar