Em pesquise inédita que mapeou a população quilombola no país. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revelou que quase 70% dessa população está no nordeste. São mais de 900 mil pessoas alto declaradas nos nove estados da região, dos quais o mais populoso é Bahia. Um resultado que não trouxe muita surpresa, segundo a supervisora de disseminação de informações do IBGE, na Bahia, Mariana Viveiros.
Alaine Gama faz parte da comunidade de quilombola Bebedouro, na cidade de Campo Formoso, no norte do estado. A universitário considera o mapeamento do IBGE um fato histórico.
Mariana Viveiros também ressalta a delimitação e titulação dos territórios quilombolas na Bahia. Apesar de contar com a maior população quilombola, em números absolutos e a segunda maior em termos relativos do país. A Bahia apresenta o terceiro menor percentual de quilombolas residindo em áreas oficialmente delimitadas.
No país como um todo, em 2022 pouco mais de1,3 milhão de pessoas se auto declararam quilombolas. Acre e Roraima são os únicos estados do país sem registro de população.