Morar fora do país é o objetivo de muitos brasileiros. Ultimamente, vários resolveram tirar esse sonho do papel. Segundo um levantamento feito D4U Immigration, empresa especializada no assunto, os pedidos de emigração feitos por brasileiros entre outubro de 2022, mês das eleições presidenciais, e fevereiro deste ano, aumentaram 50% em relação ao mesmo período de 2021.
Boa parte dessas pessoas escolheu a Irlanda como seu novo endereço. De acordo com dados do Ministério da Justiça Irlandês, os brasileiros foram os imigrantes que mais solicitaram regularização de seu status no país. Ao todo, foram 1.495 pedidos vindos de cidadãos do Brasil, o que representa 18% do total. Na sequência, aparecem 1.302 do Paquistão, 1.156 da China, 749 das Filipinas e 445 da Nigéria.
Atualmente, cerca de 70 mil brasileiros moram na região. Este total quintuplicou nos últimos cinco anos, atraídos também pela possibilidade de receberem um dos maiores salários-mínimos de toda a Europa, a $ 11,30 de euros por hora trabalhada. “Existem muitas oportunidades profissionais no país com amplas perspectivas de crescimento, o que elevou os pedidos migratórios”, afirma Danilo Veloso, diretor comercial da SEDA College, eleita por três anos consecutivos como a melhor escola de idiomas da Irlanda.
Quem quiser saber mais sobre as possibilidades de emigrar para o país, pode participar do SEDA XP, evento presencial que acontece em São Paulo, em 27 de maio. Mais informações em https://sedaxp.com/.
Oportunidades – Com uma economia em expansão, muitos incentivos estão se formando na região para favorecer ainda mais essa onda migratória. Entre elas, uma das mais importantes e recentes foi a inauguração da Câmara de Comércio entre o Brasil e a Irlanda, a partir de uma iniciativa desenvolvida por empresários brasileiros para, justamente, fortalecer as relações comerciais entre os países.
Hoje, os negócios brasileiros empregam cerca de 2.200 pessoas na Irlanda, movimentando uma renda anual próxima de $ 99 milhões de euros, segundo dados divulgados no relatório Brazilian Entrepeneurship in Ireland, feito pela Unleashe. Por esta razão, uma das maiores metas da Câmara é atrair os olhares dos próprios empresários irlandeses, de forma que se tornem colaboradores da iniciativa em prol de elevar a visibilidade e escalabilidade destes empreendimentos.
Entre os segmentos de mercado mais promissores no país estão os de tecnologia, com vagas especialmente voltadas para programação, desenvolvimento de software, engenharia de dados, análise de dados e gerenciamento de projetos. A necessidade de mão de obra é clara, ainda mais pelo fato de o país abrigar sedes de algumas das maiores empresas do mundo deste ramo. Além desse setor, também existe uma alta procura por profissionais nas áreas de saúde, gastronomia, marketing, construção e educação.
Apesar das inúmeras oportunidades de crescimento profissional e até de uma melhor qualidade de vida, viver no exterior requer um planejamento cuidadoso. É preciso analisar bem as regras, os gastos necessários para se manter no local e, acima de tudo, o que será preciso para atingir esses objetivos. Sem essa organização, as chances de desapontamento serão maiores. Portanto, se preparar é fundamental. “O SEDA XP é a melhor opção para quem quer entender tudo sobre as oportunidades que a Irlanda reserva aos brasileiros. Apresentaremos casos reais de quem vive no país e se beneficia de tudo o que a Ilha Esmeralda pode oferecer”, finaliza.
Serviço:
SEDA XP
Local: Teatro Gamaro, São Paulo
Data e horário: dia 27 de maio, às 13h
Link de inscrição: https://sedaxp.com/