O deputado federal Heitor Freire (PSL-CE) aponta entre os fatores que fazem Caucaia ter uma forte economia o fato de a cidade abrigar, junto com o município de São Gonçalo do Amarante, o complexo industrial e portuário do Pecém.
“Mesmo com a pandemia, a produção na região seguiu forte, em especial nas grandes indústrias, como a CSP [siderurgica], Votorantim e Poty [cimento], geração de energia (Aeris, EDP, Enel e Eneva) e tantas outras multinacionais”, afirma.
CNI elabora lista com 25 propostas que contribuem para geração de emprego e renda
Ao todo, a pesquisa fez uma análise de 325 municípios brasileiros com população acima de 100 mil habitantes.
Para o deputado federal José Airton Félix Cirilo (PT-CE), Caucaia possui um potencial ainda maior caso haja uma maior articulação entre o poder público, empresários e sociedade civil. “Eu creio que o município consiga implementar uma política de geração de emprego e renda, geração de investimentos e, com isso, se tornar referência para atração de investimentos na indústria em todo o estado.”
O ranking da Urban Systems foi elaborado a partir de oito indicadores relacionados ao impacto da Covid-19 na saúde da população e na economia, além do desempenho econômico das cidades em aspectos como empregabilidade. Em cada setor foram empregados indicadores específicos para atribuir pontuação a cada município.