Chuvas intensas, obras de manutenção e interdições de estradas são desafios para motoristas de quase todo o País, de norte a sul. Em Minas Gerais, a BR-265 permanecerá interditada até dia 21 de abril, para sondagens dos trabalhos realizados na ponte de madeira do Córrego dos Britos. No Rio Grande do Sul, no próximo domingo (16), a BR-290 volta a ficar parcialmente interditada entre os km 102 e 104, na ponte do rio Jacuí, para a continuação dos trabalhos de recuperação do trecho. Em Santa Catarina, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está concluindo a construção do muro de gabião na serra a Serra de Corupá. Outros 20 pontos da BR também passam por melhorias nas encostas e recuperação do aterro.
Iran Guerra é comunicador em Indaial, Santa Catarina, e conta que o período de chuva sempre afeta o tráfego nas estradas, mas que em seguida os trechos passam por obras como está protegido nos últimos dias. “Tem uns 20 dias que ‘trancou’ a BR-280 em Corupá, mas já previu a situação. Então agora é a ação “Siga e Pare”, que é parte da manutenção da estrada, operação tapa-buraco. [Equipes] estão trabalhando, mas o trânsito está fluindo”.
O Nordeste também passa por obras nas rodovias. Na BR-232 no município de Caruaru, Pernambuco, são realizados serviços de correção de defeitos e tapa-buracos. E vale lembrar aos motoristas que continuam redobrando a atenção ao volante, principalmente nas regiões de risco.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), abril reserva chuvas para todo o mês, principalmente nas regiões de risco de desastres, como explica a meteorologista Andrea Ramos. “Praticamente, as chuvas se mantêm ainda com volumes muito contínuos no Centro-Norte do país, principalmente naquela faixa norte que envolve o Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte por conta da Zona de Convergência Intertropical está mantendo as chuvas que a gente está olhando”, destaca.
O Inmet também alerta de chuvas do centro ao sul de Minas Gerais, na faixa litorânea de São Paulo, no Mato Grosso do Sul, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo para os próximos dias da semana.