A intensa onda de calor está prevista para continuar ao menos até esta sexta (10/5) nas principais cidades do país. Porém, o que esperar das temperaturas na semana seguinte? Os meteorologistas da Meteum, solução meteorológica e climática com IA, revelam o que os brasileiros de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba terão em relação ao clima na semana que vem. Confira!
São Paulo
A próxima semana continuará ensolarada e quente, com temperaturas de até 31°C. O resfriamento para 21-23°C é esperado de 14 a 15 de maio, mas as temperaturas ainda estarão um pouco acima do normal. O retorno total à normalidade é esperado apenas na segunda quinzena de maio.
Rio de Janeiro
O calor continuará durante a próxima semana e atingirá seu pico no dia 13 de maio, quando a temperatura poderá chegar a 34°C. Mas imediatamente depois disso, de 14 a 15 de maio, a temperatura voltará ao normal em torno de 24 a 26°C, durante o dia.
Brasília
Em Brasília, as temperaturas anormalmente altas permanecerão durante quase todo o mês de maio, entre 28 e 32°C durante o dia. Temperaturas mais amenas e o retorno à normalidade são esperados na fronteira entre maio e junho.
Belo Horizonte
O clima quente deverá continuar nas próximas semanas, com temperaturas diurnas de 28-31°C, caindo às vezes para 26°C durante o dia. No entanto, espera-se um retorno total à normalidade apenas na virada de maio e junho.
Curitiba
O tempo quente continuará na próxima semana com temperaturas de até 29 °C durante o dia, mas entre 14 e 15 de maio é esperado um retorno ao normal com temperaturas diurnas de 16-20°C. Mas este calor pode não ser o último em maio – temperaturas mais quentes são esperadas entre 20 e 23 de maio, com temperaturas de até 27°C.
Em geral para o Brasil
Agora, um ciclone sobre o Paraguai e um poderoso anticiclone sobre o Atlântico Sul estão conduzindo ar equatorial quente para as partes central e sul do Brasil, mas, na próxima semana, a situação mudará lentamente. Cidades como Curitiba e Rio de Janeiro devem começar a sentir um frescor trazido pelo ar do sul por volta de 14 a 15 de maio. No entanto, o ar quente equatorial continuará a fluir para cidades como São Paulo, Brasília e Belo Horizonte por um longo período e, portanto, o clima quente poderá persistir ali até a segunda quinzena de maio.