A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) iniciou em maio as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água em Riacho dos Machados, no norte do estado.
Avaliadas em R$ 8 milhões, as intervenções têm previsão de conclusão em 12 meses e vão beneficiar cerca de 4 mil moradores da região. Será realizada a implantação de um novo sistema de captação superficial de água por meio de balsa flutuante na barragem da mineradora em operação no município, de acordo com o gerente regional de Janaúba, Herlen Ueslei Ferreira Cardoso.
“Esse novo sistema, ele contempla a captação de água superficial, construção de 6.750 metros de adutora de água bruta, instalação de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), serão beneficiados quase 4 mil habitantes”, explica.
Cardoso ainda destaca o compromisso da Copasa em fornecer água tratada de forma segura. “A Copasa, com o propósito de cuidar da água e gerar valor para as pessoas, tem atuado intensamente, na busca de uma solução definitiva, com qualidade e de forma sustentável, para atender a população de Riacho dos Machados com um sistema de abastecimento de água eficiente. Por isso, foram elaborados estudos técnicos que resultaram na execução dessa obra, que vai gerar benefícios para a saúde, a qualidade de vida e o desenvolvimento local”, conclui.
A água tratada é essencial para a saúde da população e requer investimentos significativos em sua produção, armazenamento, distribuição e controle de qualidade. Para garantir a regularidade e qualidade dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a Copasa exerce um rigoroso controle no processo de tratamento da água.