Jessica Yamada será a primeira a estrear no individual. No torneio de equipes, rapazes iniciam caminhada contra a Sérvia, enquanto as meninas encaram Hong Kong
Os atletas do Brasil já conhecem o caminho que precisarão percorrer nos torneios individual e de equipes dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O sorteio foi realizado nesta quarta-feira (21.07) e ocorreu de forma virtual pela primeira vez, como medida de precaução contra a disseminação da Covid-19. Os horários e as mesas ainda serão divulgados pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).
Jessica Yamada é a primeira das brasileiras a estrear. Ela terá pela frente a suíça Rachel Moret. Foto: Abelardo Mendes Jr. / rededoesporte.gov.br
A primeira a estrear será Jessica Yamada, 142ª colocada no ranking mundial. Ela inicia a caminhada na rodada 1, já que ficou de bye na fase preliminar do individual feminino. Sua primeira adversária será a suíça Rachel Moret, número 87 do mundo. Se passar de fase, encara a húngara Georgina Pota, 53ª do ranking.
Bruna Takahashi e Gustavo Tsuboi estreiam apenas na rodada 2, fase anterior a que reúne os 32 melhores do torneio, com a presença dos principais cabeças de chave. Bruna, número 48 do mundo, é a número 23 da disputa feminina. Tsuboi, 37 do ranking masculino, é o número 25 entre os homens.
A adversária de Bruna na estreia poderá ser a egípcia Yousra Helmy ou a francesa Yuan Jia Nan. Caso ultrapasse o primeiro confronto, vai enfrentar a sul-coreana Jeon Jihee, número 14 do mundo e sétima cabeça de chave, na rodada 3.
“O meu objetivo é brigar por medalha. Eu sei que é difícil, mas estou bem concentrado e acho que a preparação foi bem feita, apesar da minha lesão no ombro dois meses atrás. Eu consegui voltar bem fisicamente e tecnicamente e estou bem pronto para conseguir chegar longe”
Hugo Calderano
A atleta estava ansiosa para já se movimentar no Ginásio Metropolitano de Tóquio. Esta quarta-feira foi o primeiro dia em que a organização liberou a área de jogo para os atletas fazerem o reconhecimento de mesas e do ambiente. “Aquele friozinho na barriga antes de começar sempre bate, é normal, mas temos que levar isso pela parte mais positiva possível, porque vai ser normal, são os Jogos Olímpicos, é um campeonato muito grande, mas estou preparada para isso”, disse Bruna.
Tsuboi tem como primeiro desafio o romeno Ovidiu Ionescu (56°) ou o australiano Xin Yan (221°). Se passar, seu adversário será o nigeriano Quadri Aruna, 21 do mundo.
Calderano
O último a estrear no individual é Hugo Calderano. O número 7 do mundo e cabeça de chave número 4 encara o primeiro duelo apenas na rodada 3. O confronto será contra um desses adversários: o eslovaco Bojan Tokic (66°) ou o canadense Jeremy Hazin (156°), ambos vindos da rodada 1, ou o croata Tomislav Pucar (33°), que estreia na rodada 2.
No caminho de Calderano até a semifinal, ele poderá enfrentar o sul-coreano Jan Woojin (12°) nas oitavas de final; o japonês Koki Niwa (17°) ou o alemão Dimitrij Ovtcharov (8°) nas quartas. Na semifinal, entre outros adversários, a chave de Calderano tem o chinês atual campeão olímpico e tricampeão mundial Ma Long.
“O meu objetivo é brigar por uma medalha. Eu sei que é muito difícil, mas estou bem concentrado e acho que a preparação foi bem feita, apesar da minha lesão no ombro dois meses atrás. Eu consegui voltar bem fisicamente e tecnicamente e estou bem pronto para conseguir chegar longe”, disse Calderano.
100% de patrocinadosA delegação brasileira em Tóquio conta com 301 atletas, inscritos em 35 modalidades. Do total de convocados, 241 (80%) são integrantes do Bolsa Atleta, o programa e patrocínio direto do Governo Federal Brasileiro. Em 19 das 35 modalidades com presença de brasileiros, 100% dos inscritos são contemplados pelo programa. O tênis de mesa é uma delas. Os seis titulares e os dois reservas fazem parte do Bolsa Atleta.
“É muito importante para todos os atletas esse apoio. Faz toda a diferença na preparação e na vida de vários atletas a gente ter essa tranquilidade de conseguir se preparar da melhor forma sem nenhuma preocupação”.
Equipes
Foram definidos também os adversários dos brasileiros no torneio de equipes, onde Vitor Ishiy e Carol Kumahara se juntam aos participantes do torneio individual. O Brasil é o cabeça de chave número 6 do masculino e é um dos que querem surpreender para chegar ao pódio.
Os meninos terão pela frente os sérvios nas oitavas de final. A equipe europeia ocupa a 42ª posição do ranking mundial. Caso passem, brigam por vaga na semifinal contra Coreia do Sul (4°) ou Eslovênia (18°). Desta forma, o Brasil se livra de enfrentar os três primeiros cabeças de chave (China, Alemanha e Japão) nas quartas de final, no jogo que carimba o passaporte para brigar por medalhas.
Já as meninas terão um duro desafio logo de cara. Elas encaram a equipe de Hong Kong, que ocupa a quinta posição do ranking mundial. Caso ultrapassem, terão pela frente Egito (17°) ou Romênia (7°).
Fonte: Confederação Brasileira de Tênis de Mesa