A Williams anunciou nesta terça-feira o acerto com o russo Sergey Sirotkin, que substituirá o aposentado brasileiro Felipe Massa e será companheiro do canadense Lance Stroll na temporada de 2018 do Campeonato Mundial de Fórmula 1.
“Custou muito chegar até onde estou agora e fico, realmente, feliz e agradecido a todos. O resultado dos nossos esforços nos ajudou a realizar meu sonho. Posso garantir à equipe que darei o melhor de mim”, disse o jovem, de 22 anos.
Especulada nos últimos dias, a contratação do antigo piloto de testes de Sauber e Renault, deixa fora do grid da categoria o polonês Robert Kubica, que buscava retornar a F-1, após grave acidente sofrido em prova de rali, na Itália, em 2011.
O veterano, de 33 anos, ficará a cargo dos testes e do desenvolvimento da Williams, de acordo com anúncio feito pela própria escuderia britânica.
Sirotkin chegou à Fórmula 1 em 2014, como piloto reserva da Sauber. Dois anos depois, reapareceu na categoria, para trabalhar na mesma função na Renault, em que ficou por duas temporadas.
No ano passado, o russo participou de duas provas do Campeonato de Fórmula 2, pela equipe ART Grand Prix, em Baku, no Azerbaijão, conseguindo uma décima e uma quarta colocação. Além disso, disputou as 24 Horas de Le Mans.
Os dois principais resultados alcançados por Sirotkin na carreira foram os terceiros lugares na temporadas de 2015 e 2016 da extinta GP2.
Com o anúncio da contratação do russo pela Williams, o grid da próxima edição do Mundial de Fórmula 1 está completo. Com relação ao último campeonato, esta e a chegada do monegasco Charles Leclerc à Alfa Romeo-Sauber, no lugar do alemão Pascal Wehrlein, são as únicas novidades.
EFE