Pesquisadora da UnB cria tijolo sustentável

Diário Carioca

Nacional da Reciclagem. As datas possuem um propósito comum: conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Trata-se de uma temática de peso para a CAPES, que apoia diversos projetos que visam à redução dos impactos ambientais e incentivam a reciclagem de resíduos e materiais.

Um exemplo desse tipo de pesquisa é o trabalho de Elisandra Medeiros, bolsista da CAPES e doutora em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (UnB). Durante sua tese, a pesquisadora demonstrou como transformar lodo de tratamento de água, cinzas e casca de arroz em tijolos sustentáveis para o setor da construção civil.

Elisandra conta que sempre se interessou por temas relacionados à sustentabilidade e que a sua pesquisa teve como objetivo o aproveitamento de resíduos e a diminuição do uso de recursos naturais. “Pensamos em utilizar os resíduos na composição da massa cerâmica, do tijolo, e com isso reduzimos a quantidade de argila utilizada na sua produção”, explica a pesquisadora.

Para a criação do tijolo sustentável, a pesquisadora substituiu cerca de 25% da argila por um tipo de resíduo – lodo, casca de arroz ou cinzas –, adicionou água, fez a mistura e levou ao forno. Além de resultar em um tijolo resistente, o método contribui para a redução da degradação do meio ambiente e possibilita uma nova destinação para os materiais

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca