30.2 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, dezembro 26, 2024

Com mais de 40 blocos, Segunda-feira de Carnaval ferve no Rio com programação que teve Sargento Pimenta e Exagerado

CulturaCarnavalCom mais de 40 blocos, Segunda-feira de Carnaval ferve no Rio com programação que teve Sargento Pimenta e Exagerado

A folia nesta Segunda-feira de Carnaval começou cedo, às 8h, com a concentração dos blocos Exagerado, na Praça Tiradentes, no Centro da cidade; e Corre Atrás, no Leblon, na Zona Sul. Com 40 desfiles autorizados pela Prefeitura, o dia teve destaques como o Sargento Pimenta (Flamengo); o Bloco das Divas (Barra da Tijuca); o Bloco de Segunda (Botafogo); o Universibloco (Maracanã) e a Banda da Inválidos (Centro), entre outros.

Com apresentação marcada para 9h30, o Bloco Exagerado em pouco tempo reuniu centenas de foliões em torno do palco montado na  Praça Tiradentes, ao som da batuque de canções famosas de Cazuza e do Barão Vermelho em ritmo de samba, baião, maracatu e frevo. “Exagerado”, “Beth Balanço”,  “O tempo não para”, “Burguesia”,  “Ideologia” e  “Pro Dia nascer feliz”, enredo da apresentação deste ano, estão no roteiro do bloco, criado em 2015 pelo produtor cultural Rafael Braga, e que tem como padrinho o guitarrista Guto Goffi.

“O Bloco Exagerado nasceu para celebrar a obra do poeta do rock nacional. E o tema deste Carnaval, “Pro Dia Nascer Feliz”, vai ao encontro deste momento de celebração pelo fim da pandemia e pelo Carnaval da Democracia. Também aproveitamos para fazer uma homenagem ao single “Pro Dia Nascer Feliz”, lançado pelo Grupo Barão Vermelho em 1983, que completa 40 anos de lançamento este ano”, justifica Rafael Braga.

- Advertisement -

A plateia reunia fãs e foliões apaixonados pela obra do artista, como Carol Vasconcelos, Cleto Araújo e Thiago Nunes, atores do elenco de “Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz, o Musical”, espetáculo com direção de Stella Maria Rodrigues. 

“Somos suspeitos. A paixão por Cazuza é tão grande que acabamos fazendo parte de um espetáculo em homenagem à vida e à obra do artista”, afirma Cleto Araújo, que interpreta Ney Matogrosso no musical.

O Bloco Corre Atrás acordou os moradores do Leblon cedo também. Por lá, um sol escaldante às 8h da manhã esquentava os músicos que já estavam na orla da praia, mostrando sua marca registrada: resgatar as tradições dos antigos carnavais de rua com um repertório repleto de marchinhas.

“Esse é o melhor carnaval da minha vida! As músicas antigas são a melhor parte, lembram meus tempos de carnavalesca, quando eu frequentava os bailes de salão”, disse a aposentada Eleonora Barreto, moradora do bairro.

Todo ano, o Corre Atrás homenageia um compositor da MPB. Este ano,  o escolhido foi Wanderley Monteiro, um dos autores do samba enredo deste ano da Portela, que comemora o seu centenário. A Escola vai levar para a Sapucaí o enredo “O Azul que Vem do Infinito”, desenvolvido pelos carnavalescos Renato e Márcia Lage. 

Esta é a sétima conquista do compositor pela Portela, que o coloca na condição de maior vencedor de sambas-enredo da escola, junto a nomes ilustres como  Noca da Portela e David Corrêa.

“Wanderley terá duas comemorações nesta segunda-feira. Aqui na orla do Leblon e à noite na passarela do samba”, destacou o  dirigente do bloco Corre Atrás, Victor Medeiros.

Quem quiser curtir a folia nas ruas da cidade este ano vai encontrar o maior esquema operacional já produzido até hoje para a grande festa. O público estimado de foliões nas ruas da cidade para este ano é de cinco milhões de pessoas.  Haverá oito postos médicos fixos, dois a mais que em 2020. Destes, a metade com equipes da prefeitura e o restante de equipes privadas contratadas pela Dream Factory, empresa responsável, desde 2010, pela infraestrutura e pela produção do Carnaval de Rua do Rio de Janeiro. Ao todo, serão dois postos médicos fixos no Centro; quatro na Zona Sul (incluindo novos pontos na Gávea e no Aterro); um na Barra; e um no Recreio.

Além dos postos médicos, o folião vai contar com 220 ambulâncias e 34 mil posições sanitárias, entre banheiros químicos e mictórios, posicionados por onde passarão os blocos, sendo 10% para pessoas com deficiência (PCDs). O número de operadores de trânsito mais do que dobrou, neste ano serão 3.250 agentes, em 2020 foram 1.500. E para ajudar na limpeza da cidade, a Comlurb vai disponibilizar a maior estrutura já utilizada pela companhia durante o carnaval, com 2550 garis, carros-pipa, equipamentos de higienização de urina, varredeiras de grande, pequeno e médio porte e mil contentores de 240 litros.

Até o fim do mês, a cidade terá mais de 400 desfiles realizados. E para ajudar a encontrar a folia de rua perfeita para você, a Riotur preparou um aplicativo com todas as informações sobre os blocos do calendário oficial da Prefeitura. Para saber trajetos e horários, é só baixar o  “Partiu Bloquimmm”, disponível nas plataformas digitais.

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles