Anna Maria Maiolino é personagem de episódio inédito de ‘Matizes do Brasil’

Diário Carioca

O processo de criação da artista plástica Anna Maria Maiolino é tema de episódio inédito da série “Matizes do Brasil”, dirigida por Bianca Lenti. Nascida na Itália, em 1942, Maiolino se muda ainda jovem para o Rio de Janeiro, onde desenvolve suas habilidades, estuda e conhece outros grandes nomes das artes brasileiras, como Helio Oiticica e Lygia Clark. Com o passar dos anos, ela se firma como artista e, hoje, assina obras que compõem coleções particulares e de museus como Reina Sofia, em Madri, MoMA, em Nova York, e Galleria Nazionale, em Roma.

Dividida em 14 episódios, “Matizes do Brasil” é uma produção da Giros Filmes, inédita e exclusiva, viabilizada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) para o Canal Curta!. A série mostra trabalhos emblemáticos de artistas como Ernesto Neto, Cildo Meireles, Djanira, Helio Oiticica, Lygia Pape e Tunga. Especialistas, como curadores e críticos de arte, fazem comentários sobre as obras. O episódio estreia na Terça das Artes, 14 de abril, às 23h30.

Novo episódio da série ‘101 canções que tocaram o Brasil’destaca Raul Seixas e sua mistura de ritmos

Raul Seixas, cantor e compositor baiano, ficou conhecido por misturar ritmos diferentes – do rock ao baião – e por suas ideias libertárias e provocativas, uma verdadeira “metamorfose ambulante”. O artista é um dos personagens do episódio “Ritmo Acelerado”, da série inédita “101 Canções Que Tocaram o Brasil”, que vem sendo exibida com exclusividade pelo canal Curta!. A apresentação é do jornalista e produtor Nelson Motta, com roteiro escrito em parceria com Pedro Motta Gueiros e direção de Roberto de Oliveira.

Além de “Raulzito”, como era chamado, artistas como Nelson Cavaquinho e Jorge Mautner também entram na narrativa com suas contribuições para a música brasileira. A série é produzida pela Rinoceronte e viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O episódio estreia na Segunda da Música, 13 de abril, às 23h30. 

Segunda da Música – 13/04
23h30 – “101 Canções Que Tocaram o Brasil” (Série) — Episódio “Ritmo Acelerado” (Inédito)O reconhecimento tardio de Nelson Cavaquinho coincide com o ritmo acelerado da explosão de Raul Seixas e do Maracatu atômico de Jorge Mautner. Diretor: Roberto de Oliveira. Horários alternativos: 14 de abril, terça, às 03h20 e às 17h30; 15 de abril, quarta, às 11h30; 18 de abril, sábado, às 09h30; 19 de abril, domingo, às 18h.

Terça das Artes – 14/04
23h30– “Matizes do Brasil” (Série) – Episódio “Anna Maria Maiolino”Matizes do Brasil dedica este episódio a Anna Maria Maiolino e sua maneira única de explorar, em sua obra, multilinguagem, as noções de subjetividade, pertencimento, deslocamento e lugar. Diretora: Bianca Lenti. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 15 de abril, quarta-feira, às 03h30 e às 17h30; 16 de abril, quinta-feira, às 11h30; 18 de abril, sábado, às 19h10; 19 de abril, domingo, 09h50.

Quarta de Cinema – 15/04
22h10 – “Cinema Novo” (Documentário)Um ensaio poético, um olhar aprofundado e um retrato íntimo sobre o Cinema Novo, movimento cinematográfico  que colocou o Brasil no mapa do cinema mundial, lançou grandes diretores (como Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos e Cacá Diegues) e criou uma estética única, essencial e visceral.  Diretor: Eryk Rocha Duração: 93 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 16 de abril, quinta-feira, às 2h10 e 16h10; 17 de abril, sexta-feira, às 10h10; 18 de abril, sábado, às 14h40; 19 de abril, domingo, às 22h20.

Quinta do Pensamento – 16/04
21h20 – “Mesa de Sonhos” (Documentário)O documentário revela a trajetória e a pesquisa de Ivan Izquierdo e Jorge Medina, cientistas que desde 1988 exploram descobertas e processos para desafiar os truques da memória de curta e de longa duração. Eles contam sua experiência e testes com ratos e seres humanos desde então, expondo sua evolução com base na neurociência. Direção: Angela Zoé. Duração: 34 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 17 de abril, sexta-feira, às 1h20 e às 15h20; 18 de abril, sábado, às 11h; 19 de abril, domingo, às 04h40.

Sexta da Sociedade – 17/04
20h30 – “Che Guevara, Além do Mito” (Documentário)Apesar de sua conhecida importância revolucionária, o surgimento do mito Che Guevara foi também uma construção. Ao longo de sua vida, o guerrilheiro, que era também escritor, fotógrafo e cinéfilo, preocupou-se em construir uma autoimagem de impacto para se sacralizar na História. Esse documentário busca ultrapassar o símbolo de barba, boina e charuto e mostrar quem era o homem por trás do mito. Direção: Tencrede Ramonet. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 18 de abril, sábado, às 0h35 e 16h30; 19 de abril, domingo, às 6h; 20 de abril, segunda-feira, às 0h e às 14h30; 21 de abril, terça-feira, às 8h30.

Sobre o Curta!O canal Curta! é um dos novos canais brasileiros da TV paga que mais aprovou projetos para financiamento pelo Fundo Setorial do audiovisual. Até agora foram financiados, para estreia no CURTA!, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries, atendendo à grade temática do canal: música, artes cênicas, metacinema, pensamento em humanidades, história política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca