A Câmara dos Deputados exibe de hoje (24/7) a 24 de agosto a exposição “terra/brasília”, do artista visual Thales Pomb, que reúne 10 pinturas e um mapa cartográfico sobre a construção da capital federal. Organizada a partir de pesquisa independente no Arquivo Histórico de Brasília, o artista propõe o resgate de memórias a partir de uma releitura artística da história da criação da cidade.
As pinturas destacam migrantes anônimos que chegaram ao centro do país em busca de novos sonhos e horizontes; o sonho de Dom Bosco; as expedições de mapeamento da região onde a cidade foi construída; e a chegada dos candangos e de outras pessoas que participaram da construção de Brasília. O objetivo da mostra é questionar o papel que as pessoas que migraram para o interior do país tiveram no processo de transferência da capital. Entre as reflexões a que se propõe, estão identificar se os migrantes se sentiam pertencentes ao que estavam construindo e se o projeto moderno de integração nacional e ocupação de vazios demográficos considerou os impactos sobre essas pessoas.
A mostra pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 17h, no Espaço do Servidor, no Anexo II da Câmara.
O artista
Thales Pomb (1989) desenvolve seu trabalho explorando a linguagem da pintura, principalmente como muralista. Natural de Brasília, vive e trabalha na cidade de São Paulo desde 2016. Desde 2012 participa de exposições e projetos em instituições de arte, galerias e espaços independentes. Graduado em Desenho Industrial pela Universidade de Brasília (2015), fez diversas residências artísticas como a Inarte Urbana em Natal (RN), em 2019; e vivências artísticas no interior do país, como na cidade histórica de Canudos (BA), em 2022. Atualmente, sua pesquisa é direcionada às memórias e às narrativas da interiorização do Brasil, seus habitantes e suas diversas facetas.
Serviço
Evento: exposição terra/brasília, de Thales Fernando Pomb
Visitação: de 24 de julho a 24 de agosto, de segunda a sexta
Horário: das 9h às 17h
Local: Espaço do Servidor no Anexo II da Câmara dos Deputados
Visita guiada e lançamento do catálogo da exposição com a presença do artista: 24 de julho, às 18h