De “Baile de favela”, passando por clássicos da música baiana até chegar aos hits internacionais, a premiada cantora Anitta reuniu um exército pesado – e animado – de foliões em seu desfile na manhã deste sábado (25/02), na Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro do Rio.
Com o tema “Guerreiras”, Anitta e sua tropa homenagearam figuras femininas importantes como Joana D’Arc, Cabocla Jurema, Tieta e Maria Bonita, entre outras. A cantora fez questão de exaltar a cantora Carmen Miranda com a sua fantasia:
“Carmen Miranda é minha guerreira, minha musa maior. Não tinha como homenagear outra mulher, que não ela”, contou.
Com um trio recheado de famosos como a atriz Deborah Secco, o cantor Saulo Fernandes e o cantor americano Jason Derulo, Anitta ressaltou a importância da volta do Carnaval de rua:
“É um carnaval ainda mais potente porque as pessoas estão com vontade de sair, se divertir. Costumo dizer que o carnaval é uma bagunça organizada. Bagunça porque está todo mundo na rua, festejando. E organizada porque tem uma estrutura muito bem montada”, justifica a cantora.
Se os famosos se acabaram em cima do trio ou na corda, os milhares de anônimos que seguiram a cantora, mesmo debaixo de sol forte, eram pura emoção. A mineira Ana Rezende, de 21 anos, veio de Belo Horizonte para o Rio só para o bloco da Anitta. Antes mesmo do desfile começar ela já estava ansiosa para ver a cantora:
“Eu sou muito apaixonada por ela. Anitta vai salvar o mundo!”, disse a mineira.
De Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, para a Avenida Presidente Antônio Carlos, o adolescente Antonio Ribeiro, de 17 anos, contou com o aval da mãe para vir ao bloco:
“É a primeira vez que saio em um bloco. E tinha que ser no da Anitta. Ela representa tudo o que eu amo”, contou o jovem.
Para a alegria dos foliões, o fim de semana pós-Carnaval está cheio de opções. A previsão é de que 37 cortejos autorizados pela Prefeitura ocorram até domingo, 26/02. Além do Bloco da Anitta, Bafafá (Laranjeiras) e Mulheres de Chico (Leme) prometem animar o sábado. Já o domingo terá Carnatrans (Madureira), Amigos da Joaquim Méier (Méier), Concentra Mas Não Sai (Santa Cruz) e Monobloco, fechando com chave de ouro a temporada do Carnaval de Rua carioca 2023.
Amanhã (26/2), é a vez do último megabloco desfilar na cidade, em um circuito oficial da Prefeitura. Tradicionalmente conhecido como quem encerra a festa, o Monobloco termina a programação do Carnaval de Rua Carioca 2023 com a promessa de atrair mais de 300 mil pessoas às ruas.
Das semanas que antecederam o Carnaval até o domingo seguinte à temporada de folia oficial, mais de 400 desfiles de blocos autorizados pela Prefeitura terão sido realizados nas ruas da cidade