DC – Rio de Janeiro, 20 de julho de 2024 – O sentimento do público nos ensaios técnicos das escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro tem relação direta com seu envolvimento em cada agremiação que se apresenta no Sambódromo na preparação para os desfiles oficiais durante o carnaval.
O que você precisa saber:
- O envolvimento do público nos ensaios técnicos é maior nas escolas com maior presença de comunidade.
- A cobrança por um bom desempenho nos ensaios técnicos aumentou com o advento das redes sociais.
- A Liesa estuda uma forma de patrocínio para cobrir parte dos gastos com os ensaios técnicos.
A Unidos do Porto da Pedra, que abriu os ensaios técnicos de 2024, mostrou que o público da escola de São Gonçalo está empolgado com o enredo “O Lunário Perpétuo: A Profética do Saber Popular”. Os componentes da escola cantaram o samba-enredo com afinco e paixão, mostrando o amor pela agremiação.
A porta-bandeira Selminha Sorriso, da Beija-Flor, também destacou o envolvimento do público nos ensaios técnicos. Segundo ela, as pessoas que vão aos ensaios são, em sua maioria, membros da comunidade que vivem as escolas de samba o ano inteiro.
“É um povo que interage mais. São pessoas que, na maioria, não têm oportunidade de ir ao desfile oficial e que ficam esperando os ensaios para ter um entretenimento, uma alegria, um momento de passear. É gratuito e tem segurança, tem amor. Quem gosta de samba mesmo, gosta muito de ir ao ensaio técnico”, disse Selminha.
O diretor de bateria da Viradouro, Mestre Ciça, também ressaltou o envolvimento do público nos ensaios técnicos. “A sensação é de que você pode colaborar para a alegria do povo. Isso é muito bacana. Eu gosto muito, porque ali está o verdadeiro samba. Aquele público que está ali não vai ao desfile oficial e se emociona com a gente”, afirmou.
O presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro, acredita que as transformações ocorridas nos ensaios técnicos nos últimos anos representam um avanço. “Hoje o ensaio técnico vem com fantasias, camisetas alusivas ao enredo. No lugar das alegorias, colocam caminhões grandes com painéis de led falando sobre o enredo, enfim, com todo um aparato. O ensaio técnico hoje é um belíssimo espetáculo”, afirmou.
Perlingeiro também adiantou que está estudando uma forma de patrocínio para cobrir parte dos gastos com os ensaios técnicos. “Já há um projeto para que a gente faça o nosso carro de som”, revelou.
Conclusão:
Os ensaios técnicos do Grupo Especial do Rio de Janeiro são um momento importante para as escolas de samba se prepararem para o desfile oficial. Além disso, são uma oportunidade para o público mostrar seu amor pelas agremiações.
As informações são da Agência Brasil