Juntos há 39 anos, Claude Troisgros e Batista são muito mais do que uma dupla dinâmica. São amigos, confidentes e desde o ano passado estão à frente do reality show de gastronomia ‘Mestre do Sabor’, que retorna no dia 30 de abril com sua segunda temporada na Globo e no dia 1º de maio no GNT.
“Acredito que ninguém me conhece como o Claude. Muitas vezes a gente se comunica sem palavras. Ele sabe quando estou bem ou não, quando estou feliz, triste, com raiva etc. O mesmo acontece comigo em relação a ele”, comenta Batista, que foi o primeiro funcionário do primeiro restaurante de Claude no Brasil.
Com uma grande experiência na frente das câmeras, Claude relata que sentiu na pele a potência da TV aberta em sua vida. “Pessoas que antes não frequentavam meus restaurantes, passaram não só a frequentar, mas chegam com um carinho muito grande, falam comigo como se me conhecessem, o que me traz muita emoção. O Batista não consegue nem andar mais pelo Nordeste sem parar a cada cinco metros para dar autógrafo e tirar foto”, diz em clima de brincadeira.
Os apresentadores recebem uma nova colega nesta edição: Monique Alfradique, que se junta aos chefs para acompanhar a competição e cobrir os bastidores do programa. Entre os mestres também há novidades. Além de Leo Paixão e Kátia Barbosa, um novo integrante, o chef Rafael Costa e Silva, vai dividir a função com José Avillez, chef português que gravou parte da temporada, mas precisou voltar a Portugal devido à pandemia do coronavírus. Avillez estará presente no primeiro mês de exibição do programa e Rafael cuidará do time até o final da temporada.
Há quatro décadas no Brasil, Claude é a quarta geração de sua família a escrever sua história na gastronomia. Na França, de onde vem, colocou sua cidade natal no mapa da culinária mundial. Por aqui, já abriu sete restaurantes, conquistou estrelas no guia Michelin – a mais alta premiação da gastronomia mundial – e foi eleito inúmeras vezes o chef do ano. Foi em terras brasileiras também que conheceu Batista, seu primeiro funcionário e um dos grandes amigos que tem no país. Nas entrevistas a seguir, Claude e Batista falam sobre os sentimentos que envolvem suas participações no programa e contam um pouco sobre os bastidores de apresentar o reality de gastronomia mais assistido do Brasil.
Entrevista Claude Troisgros
Você e Batista são os anfitriões do ‘Mestre do Sabor’e os primeiros a terem contato com os chefs que chegam para a competição. Qual é o sentimento que se destaca nesta etapa?
Os chefs que entram na competição são profissionais. A maioria trabalha na profissão há bastante tempo. Outros já têm restaurante e têm a sabedoria de como funciona a cozinha de um restaurante. A questão é que todos têm uma base profissional, então mandar alguém para casa é sempre difícil.
Qual é o melhor momento do programa para você?
Sem dúvidas, a degustação. Principalmente no início, quando ainda não conhecemos muito os chefs. A gente começa a entender a personalidade deles pelo sabor dos pratos, pela técnica de cada um, a acidez, a escolha do prato regional ou não, entre outros detalhes. Gosto muito dessa parte onde você entende as pessoas. É maravilhoso esse momento para mim. Brinco mentalmente de tentar adivinhar quem esteve à frente daquele prato. Muitas vezes não acerto, mas vale a brincadeira.
O que mudou ao chegar na TV aberta?
Senti claramente um movimento na estreia da primeira temporada. Tenho que agradecer porque meus restaurantes sempre estiveram cheios, mas eu e Batista percebemos o crescimento de um público novo. Pessoas que chegam e nos procuram, fazem questão de demonstrar o carinho que têm pela gente.
Entrevista Batista
O que mudou da primeira temporada para a segunda?
Acredito que na segunda temporada dá pra conhecer melhor os mestres, o que cada um gosta mais. Nessa temporada ficamos sem plateia devido ao coronavírus, por questão de segurança de todos, e eu particularmente senti falta porque gosto de conversar com a plateia, ver as reações diante dos ingredientes que os chefs estão cozinhando. Mas sei que foi a melhor decisão, pensando em todos.
Acha que ficaram mais à vontade no palco?
Com certeza. Mas o desafio segue presente e tem sempre uma surpresa. Quando chega a hora de provar os pratos com Claude para imunizar um time, a gente nunca sabe o que vem pela frente e garanto que nessa temporada os chefs se superaram, sempre valorizando os produtos da nossa terra.
O que mais chama sua atenção nos pratos que prova?
As técnicas que valorizam os ingredientes. A harmonização entre os produtos. E o mais importante: o sabor final.
Qual sua expectativa para esta temporada?
Sempre torço para que os telespectadores possam conhecer mais do nosso Brasil através da cozinha.
‘Mestre do Sabor’ é um formato original Globo, com direção artística de LP Simonetti e direção geral de Aida Silva. A segunda temporada do reality gastronômico estreia na Globo no dia 30 de abril, logo após ‘Fina Estampa’. O programa também será exibido no GNT semanalmente, sempre às sextas-feiras, com estreia no dia 1º de maio, às 22h.
Atendimento de imprensa
Comunicação Globo
Rio de Janeiro, 7 de abril de 2020