Como criadories e precursories da linguagem neutra no Brasil o Instituto [SSEX BBOX] — gênero e sexualidade fora da caixa, e a [DIVERSITY BBOX] — consultoria especializada para a equidade social e para a promoção da diversidade em corporações e instituições, lançam no Brasil, o Dossiê de Linguagem Neutra e Inclusiva.
O Dossiê, que foi lançado durante o maior evento trans da América Latina, na Feira Trans, contou com a participação da professora Jaqueline Gomes Jesus e Francesco Crisci, com reflexões de UX e linguagem neutra e inclusiva, que ressalta a importância de valorizar e de estar ciente das diferentes maneiras pelas quais uma pessoa pode se comunicar, permitindo que essas pessoas façam e compreendam as suas escolhas, expressem sentimentos, necessidades e possam se envolver com o mundo à sua volta.
A linguagem não é algo natural, mas uma constituição social e histórica. A língua varia de uma cultura para a outra, assim como a maneira de aprendê-la e ensiná-la. As palavras formam a nossa maneira de pensar, sentir e perceber a realidade, além de determinar o mundo que nos rodeia, valores imperantes na sociedade, nossas diferenças e prioridades.
A comunicação é um importante instrumento de transformação social, podendo ser usada para definir e consolidar atitudes e percepções, além de voltar a padronizar sistemas de crença dentro de contextos sociais que, enquanto sociedade, incorporamos até agora. Modificar e atualizar a nossa linguagem é um movimento saudável, porque é através dessa nova linguagem que conseguimos interpretar os comportamentos que refletem o mundo no qual desejamos viver e trabalhar, promovendo grandes transformações pessoais e coletivas.
O Dossiê de Linguagem Neutra e inclusiva, livro do autore e pesquisadore Pri Bertucci e com novos capítulos desenvolvidos por coautories como Amanda Monteiro, Francesco Crisci , Jaqueline Gomes de Jesus, Mikkel Mergener Mendes e Paula Ramos Pacheco, pode ser adquirido através do link Link.
SOBRE A [DIVERSITY BBOX]: A [DIVERSITY BBOX] Consultoria é um negócio social voltado para a promoção de DE&I (diversidade, equidade e inclusão) em empresas e instituições, por meio de ações de educação e comunicação estrategicamente combinadas para possibilitar mudanças corporativas em prol de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária.
Tem como objetivo ampliar as perspectivas, fazendo um acompanhamento estratégico de ESG (governança ambiental, social e corporativa), aliada ao letramento de pessoas colaboradoras nos temas; LGBTQIAP+, igualdade de gênero, PCD, raça e etnias e criando um ambiente seguro em corporações para pessoas de grupos minorizados.
Através da plataforma [DIVERSITY BBOX] JOBS, um banco de currículos que potencializa talentos diversos, e cria a possibilidade de gerar renda e autonomia financeira para pessoas marginalizadas pela sociedade. A [DIVERSITY BBOX] é construção, protagonismo, representatividade. Trabalha ativamente com a comunidade Trans porque essa é causa prioritária para Pri Bertucci, fundador e um dos únicos CEO trans do Brasil.
SOBRE O [SSEX BBOX]:
No Instituto [SSEX BBOX] com mais de uma década de pesquisa, uma série de projetos e apoios foram e continuam sendo desenvolvidos para destacar a diversidade, inclusão e a equidade sobre os temas de gênero, sexualidade, população LGBTQIAP+, raça, etnia e pessoas com deficiência.
As ações do Instituto incluem apresentar ferramentas, conteúdos educacionais, e soluções estratégicas visando o exercício do olhar interseccional para grupos sub-representados. Com atividades nas cidades de São Paulo (Brasil), São Francisco (EUA), Berlim (Alemanha) e Barcelona (Espanha), em 2017 também foram feitas ações em Moscou (Rússia), em 2018 foram ações em Bogotá (Colômbia) e Osaka (Japão), em 2019 também em Paris e em 2021 houve o lançamento do Dossiê de linguagem neutra e inclusiva nas cidades de Porto e Lisboa (Portugal).
As atividades do Instituto [SSEX BBOX] tiveram início em 2011 a partir de uma série de web documentários educacionais que exploram temas da sexualidade e gênero para promover mudanças sociais com base nos direitos humanos.
Site oficial: Link
Fanpage: Link
Instagram: Link