De 03 a 18 de agosto, o Oi Futuro apresenta o premiado espetáculo “Encontro Romântico Binaural”, da companhia britânica ZU-UK, com sessões gratuitas às quartas e quintas em dois horários: 18h30 e 20h. O andar térreo do espaço cultural se transformará em um restaurante para receber o público. Cada mesa de jantar disponível no local será ocupada por duas pessoas (estranhas ou que já se conhecem). Sentadas de frente uma para a outra, utilizando fones de ouvidos ofertados pela produção, a performance começa: uma voz feminina irá guiá-las o tempo todo em busca do encontro perfeito. Olhar o parceiro com atenção, elogiar sua roupa, imaginá-lo em situação de prazer ou até mesmo de repulsa são algumas das instruções que os participantes recebem pelos fones.
E a performance não para por aí: o ator inglês radicado em São Paulo, James Turpin, também entra em cena. Ele é o garçom responsável por quebrar o gelo dos casais propondo alguns jogos de cooperação mútua, como desenhar o seu parceiro em apenas 10 segundos. Já o técnico e o designer de som Ross Flight, programou o sistema de áudio binaural com a companhia e manipula a trilha sonora ao vivo. Tudo realizado de forma leve e sem nenhum constrangimento para quem aceitou participar desta experiência que já formou alguns casais e selou amizades por onde passou.
A criação imersiva roteirizada e dirigida por Persis Jadé Maravala e Jorge Lopes Ramos estreou em Londres no ano de 2017 e se apresenta pela primeira vez no Brasil depois de percorrer por várias cidades do Reino Unido como Liverpool, Manchester, York e passar também por Macau, na China, e pelas colombianas Manizales e Bogotá. A proposta é uma experiência social instigante sobre relacionamento, afeto e autoconhecimento.
“A experiência funciona independente de ter ou não uma química entre as pessoas. Ela funciona tanto com amigos quanto com um casal romântico. Então é uma experiência teatral artística muito prazerosa, na qual casais já existentes podem sair fortalecidos, novos casais podem surgir ou até mesmo novas amizades”, afirma Jorge Lopes Ramos, artista brasileiro que reside em Londres há duas décadas. “Em nenhum momento os pares ficam sozinhos, nem são constrangidos, já que tudo será guiado pela voz no fone de ouvido e pelo garçom”, finaliza Jorge, que em 2010 trouxe para o Brasil a performance imersiva Hotel Medea: uma experiência que começava à meia noite e seguia até o amanhecer com direito à café da manhã com o elenco.
“Encontro Romântico Binaural” é realizado pela companhia ZU-UK, pelo Centro Popular de Conspiração Gargarullo e pela Oi Futuro, patrocinado pela Oi e pelo Governo do Estado/ Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
A programação é gratuita com a retirada de 1 senha por pessoa 1 hora antes de cada sessão. Não haverá retirada online, somente na bilheteria.
Sobre o grupo ZU-UK
Reconhecida por sua abordagem pessoal, política e muitas vezes bem-humorada para criar performances interativas, ZU-UK é uma companhia de teatro e artes digitais multipremiada com sede em Liverpool e East London. Liderada pelos artistas imigrantes de famílias de classe operária Persis Jadé Maravala e Jorge Lopes Ramos, ZU-UK é uma empresa independente sem fins lucrativos fundada em 2001 que cria e oferece experiências interativas que facilitam o espaço entre estranhos, muitas vezes usando teatro, jogos e tecnologia. Desta maneira, a companhia reduz ativamente as barreiras à participação, garantindo que os projetos possam acontecer em qualquer lugar, inclusive em um restaurante, cabine telefônica, shopping center, sua casa ou campo.
Jorge Lopes Ramos (codiretor e cofundador da ZU-UK)
Nascido e criado no Borel (uma das maiores favelas do Rio de Janeiro) em uma família polonesa e romena, Jorge Lopes Ramos é um premiado artista, curador e pesquisador londrino que trabalha na interseção entre arte, tecnologia, jogos e impacto. Jorge é cofundador e codiretor do G.A.S. Station (Games and Arts Stratford) e da companhia de teatro e artes digitais ZU-UK ao lado da diretora artística iemenita-britânica Persis Jadé Maravala. Entre seus projetos mais aclamados está Hotel Medea (2006-12), considerado pioneiro no campo do Teatro Imersivo. Desde 2006 Jorge já treinou artistas em mais de 10 países. Além disso, publicou trabalhos em teatro imersivo, programou festivais ao vivo e digitais, criou uma performance digital interativa para as Olimpíadas em 2012, para a Copa do Mundo em 2014 e uma obra de arte para o Parque Olímpico em 2015.
Persis Jade Maravala (roteirista, diretora e cofundandora e diretora artística da ZU-UK)
Persis Jadé Maravala é diretora artística do premiado grupo de teatro interativo e artes digitais ZU-UK. Etnicamente iraniana/iemenita/indiana e criada em East London, Maravala está dedicada em ocupar espaços públicos para reduzir barreiras à participação do público e proporcionar oportunidades mais justas para a classe operária. Seu trabalho mais recente se concentra na facilitação de relacionamentos entre estranhos por meio do uso de som e instruções em performances artísticas. Atualmente, está desenvolvendo RADIO GHOST – um game interativo de caça-fantasma em shopping centers. Em 2021, Persis Jadé foi a primeira ganhadora do Prêmio Stephen Joseph pelo “trabalho inovador que amplia o escopo e possibilidades imaginativas de performance ao vivo e multimídia, seus experimentos com engajamento do público e sua exploração de tópicos de relevância para diversos públicos na Grã-Bretanha contemporânea”.
James Turpin (ator):
James é ator e performer nascido na Inglaterra e radicado no Brasil há mais de 10 anos. Formado na Rose Bruford College (BA Hons, Acting 2002-2005 Londres/UK) e na Ecole International du Theatre Jacques Lecoq (2005-2007 – Paris/França). Em 2022 será lançada a 1ª temporada da série Vale dos Esquecidos, produzida pela HBO Max e O2 filmes, onde o ator dará vida à Patrono, personagem antagonista da trama. No cinema, James interpretou Jake, no premiado longa-metragem BACURAU, dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. James tem uma longa carreira internacional no teatro e na performance, tendo atuado extensivamente em todo o Brasil e em mais de 10 países.
Sinopse
Duas pessoas (estranhas ou que já se conhecem) sentam-se de frente uma para outra para viver a experiência de um jantar romântico diferente. Utilizando fones de ouvidos ofertados pela produção da performance, uma voz feminina irá guiá-los o tempo todo em busca do encontro perfeito. Olhar o parceiro com atenção, elogiar sua roupa, imaginá-lo em situação de prazer ou até mesmo de repulsa são algumas das instruções que os participantes recebem pelos fones. A dinâmica conta ainda com a presença de um garçom que será o responsável por quebrar o gelo dos casais propondo alguns jogos de cooperação mútua, como desenhar o seu parceiro em apenas 10 segundos.
Serviço:
Onde: Centro Cultural Oi Futuro
Endereço: R. Dois de Dezembro, 63 – Flamengo (metrô Largo do Machado)
Quando: 03 a 18 de agosto de 2022
Dia/hora: quartas e quintas, às 18h30 e às 20h.
Faixa etária: acima de 16 anos
Duração: 70 minutos
Capacidade: 18 pessoas
Ingresso: programação gratuita com a retirada de 1 senha por pessoa 1 hora antes de cada sessão. Não haverá retirada online, somente na bilheteria.
Telefone do Centro Cultural: (21)3131-3060
Informações: (24) 99250-8138 ou info@zu-uk.com
Instagram: @iamzuuk
Roteiro, Direção e Coordenação Artística:
Persis Jade Maravala
Jorge Lopes Ramos
Elenco:
James Turpin
Mariana Bandarra
Hayley Hill
Tamires Nascimento
Jussara Machado
Técnico e designer de som:
Ross Flight
Assistente de direção:
Hayley Hill
Produção Executiva:
Bruno Emiliano
Produção local:
Tem Dendê! Produções – Tamires Nascimento
Tradução:
Mariana Bandarra
Técnico Laboratório de Tecnologias Criativas e Artista gráfico:
Cadu Pires
Gestora Cultural:
Carem Abreu
Gerente Financeira:
Luna Furriel
Sobre o Oi Futuro
O Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi para impacto social, atua como um laboratório para cocriação de projetos transformadores nas áreas de Educação, Cultura e Inovação Social. Por meio de iniciativas e parcerias em todo o Brasil, estimulamos e conectamos indivíduos, organizações e redes para a construção de um futuro mais potente, com mais inclusão e diversidade.
Na Cultura, o Oi Futuro mantém um centro cultural no Rio de Janeiro, com uma programação que valoriza a convergência entre arte contemporânea e tecnologia. O espaço também abriga o MUSEHUM – Museu das Comunicações e Humanidades, com acervo de mais 130 mil peças. Há 18 anos o Oi Futuro gerencia o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, que seleciona projetos em todas as regiões do país por meio de edital público. Desde 2003, foram mais de 2.500 projetos culturais apoiados pelo Oi Futuro, que beneficiaram milhões de espectadores. O instituto também criou e mantém o LabSonica, laboratório de experimentação sonora e musical, sediado no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, que oferece infraestrutura necessária para que bandas, músicos, produtores, pesquisadores da arte sonora, gravadoras independentes, desenvolvedores e outros talentos realizem seus projetos sonoros e viabilizem produções independentes