Exposição Futuros da Baía de Guanabara oferece mais de 15 cursos e oficinas gratuitos no Rio

Diário Carioca
Crianças participam de atividade de educação ambiental. Crédito: Eneraldo Carneiro - FCC/UFRJ

RIO DE JANEIRO – Até 14 de maio, o Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realiza a exposição Futuros da Baía de Guanabara: Inovação e Democracia Climática. Em cartaz na Casa da Ciência da UFRJ, em Botafogo, no Rio de Janeiro, a mostra discute a importância da Baía de Guanabara e os efeitos atuais e futuros da crise climática na região, por meio de instalações imersivas e interativas.

Além da exposição, o evento oferece mais de 15 oportunidades de oficinas e cursos gratuitos ligados à mudanças climáticas e consciência ambiental. Entre os destaques está o curso “Mudanças Climáticas”, que vai discutir a influência do ser humano no aquecimento global e simular uma Cúpula do Clima, convocando os participantes a estabelecerem metas de redução de gases de efeito estufa.
 

Crianças participam de atividade de educação ambiental.
Crédito: Eneraldo Carneiro - FCC/UFRJ
Crianças participam de atividade de educação ambiental. Crédito: Eneraldo Carneiro – FCC/UFRJ

Já o curso “Floresta-cidade”, vai falar sobre modos sustentáveis de habitar a cidade, pensando o corpo e a ocupação dos espaços.

A mostra traz ainda a oficina “O sapo lava o pé nos rios que deságuam na Baía da Guanabara”, sobre espécies de anfíbios das unidades de conservação da Baía e os riscos que sofrem com a poluição da região, além de oficinas de compostagem e reciclagem de plásticos, e a visita a um navio arqueológico na Baía de Guanabara. Todas as atividades oferecem certificados.

Confira a programação completa no site oficial
 

“Um dos objetivos da exposição é mostrar como as ciências têm criado soluções para reduzir e desacelerar o aquecimento global. Além de conscientizar a sociedade sobre a defesa da democracia climática, a ideia é convocar a população a pensar soluções junto à universidade, a nível local e global”, explica Christine Ruta, bióloga e coordenadora do FCC.

Crianças participam de atividade de educação ambiental.
Crédito: Eneraldo Carneiro - FCC/UFRJ
Crianças participam de atividade de educação ambiental. Crédito: Eneraldo Carneiro – FCC/UFRJ

Experiência imersiva e interativa 

A mostra recorre a atrações imersivas, interativas e tecnológicas. Uma delas é o filme “Futuros da Baía de Guanabara”, exibido em quatro paredes, e no chão: um ambiente que coloca o público frente a frente com a biodiversidade e os efeitos da ação humana em uma das baías mais conhecidas do Brasil.

Outras experiências interativas são o Painel das Escolhas e o Mural das Iniciativas, com perguntas e um painel para o público participar, propondo ações locais de combate aos problemas envolvendo a crise do clima na Baía de Guanabara nas próximas décadas.

Visitas guiadas e oficinas

A programação também inclui oficinas e visitas guiadas para crianças e jovens alunos das redes pública e privada, estudantes universitários e grupos comunitários, especialmente do entorno da Baía. As visitas podem ser agendadas previamente pelo site da exposição.

Serviço:

  • Exposição “Futuros da Baía de Guanabara: Inovação e Democracia Climática”
  • Data: até 14 de maio de 2023
  • Local: Casa da Ciência da UFRJ – R. Lauro Müller, 3 – Botafogo, Rio de Janeiro (RJ)
  • Horário: Terça a sábado, 9h às 20h; domingos e feriados, 10h às 16h
  • Entrada: gratuita | Classificação: livre
  • Agendamento de visitas guiadas, acesse o site oficial da exposição

Redes sociais oficiais:

Instagram: @forum.ufrj

Facebook: ForumdeCienciaeCultura

Sobre o FCC

O Fórum de Ciência e Cultura é o órgão que coordena as políticas de difusão cultural e de divulgação científica da UFRJ. Sua finalidade é promover ações transversais entre as diversas áreas do conhecimento e estreitar os laços entre a Universidade e a sociedade civil

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca