Exposição traz publicações seriadas mais antigas do país

Diário Carioca

Raridades como o menor jornal do mundo e um pioneiro da imprensa negra no Brasil estão na Mostra “Uma janela para o armazém de periódicos”, inaugurada nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro. A exposição tem cerca de 80 itens do acervo da biblioteca, que possui a mais antiga e completa coleção de publicações seriadas do país. 

Uma das joias do acervo é um exemplar do jornal “”O Mulato ou O Homem de Cor, criado em 1833, por Francisco Paula Brito, primeiro periódico do país a lutar contra a discriminação racial e a favor da abolição da escravidão. 

Um dos módulos da exposição chamado “fragmentos sociais” foi pensado justamente para refletir, por meio das publicações, a diversidade da população brasileira, como explica uma das curadoras, Maria Angélica Pinheiro de Oliveira.   

Outra raridade que o público vai conferir é o Vossa Senhoria, reconhecido pelo Guinness, livro dos recordes, como o menor jornal do mundo. O periódico foi publicado pela primeira vez em 1935, na cidade de Goiás, nas dimensões de 9cm x 6cm. Em 1996, passou a ser editado nas dimensões de 3,5 cm de altura por 2,5 cm de largura. 

Além de jornais históricos, a mostra também conta com revistas, HQs, mangás, fanzines, anais e coleções de leis. 

 A exposição é gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta. Para quem não está no Rio de Janeiro, a exposição pode ser visitada de forma virtual no site da BN Digital: bndigital.bn.gov.br. 

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca