Exposições Gerais de Belas Artes, prêmios e acervo do MNBA em palestra grátis

Diário Carioca

As exposições de arte surgem no Brasil com forte influência dos salões oficiais de arte franceses. Em 1840, as exposições da Academia Imperial de Belas Artes deixam de ser restritas aos discentes e docentes, e passam a ser gerais, abertas aos demais artistas do país; originando as Exposições Gerais de Belas Artes.

Boa parte da coleção de obras do Século XIX do MNBA é oriunda destes eventos, alguns deles contaram com a presença do imperador Pedro II, e tudo isso está registrado no rico acervo documental do  Arquivo Histórico do Museu. 

Para falar sobre este assunto,  a historiadora do MNBA,  Cintya Callado, faz palestra “As Exposições Gerais de Belas Artes no Arquivo Histórico do MNBA”. no próximo dia 25 de agosto, quinta,  às 15h, dentro do projeto “MNBA em Diálogo”, título que foi adaptado em função da legislação eleitoral(originalmente chama-se Aberto para Obras”).

O encontro presencial,  que acontece das 15h até 16h, também é transmitido pelo Instagram @mnbario.  As vagas são limitadas a 30 participantes. Inscrições somente através do e-mail: mnba.eventos@gmail.com.  Posteriormente o vídeo desta palestra ficará hospedado no canal mnbario no youtube.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca