Matthew Perry, de Friends, morreu por efeitos de cetamina

Diário Carioca
Matthew Perry - Foto: Taylor Hill/Getty Images

Matthew Perry, conhecido por interpretar Chandler em “Friends”, faleceu devido aos “efeitos agudos de cetamina”, revela o relatório toxicológico divulgado pelo Gabinete do Examinador Médico do Condado de Los Angeles nesta sexta-feira (15).

O que você precisa saber:

  • Ator Matthew Perry morre por efeitos da cetamina.
  • Cetamina: anestésico, droga ilícita, efeitos alucinógenos.
  • Uso da cetamina como droga recreativa e no tráfico.

Cetamina: da veterinária ao tráfico: A cetamina, inicialmente um anestésico usado em humanos e veterinários, tornou-se uma droga ilícita nas décadas de 1980 e 1990. Hoje, é empregada no tráfico para produzir a droga sintética conhecida como “special k” ou “Keta”.

Múltiplos usos e efeitos: Além do uso como droga recreativa, a cetamina é um remédio veterinário, tranquilizando cavalos. Seu rápido efeito no combate a sintomas de saúde mental levou à aprovação de uma forma inalável como antidepressivo, tratando casos de resistência à depressão.

Cetamina no tratamento da depressão: O médico psiquiatra Rodrigo Leite destaca a eficácia da cetamina no tratamento da depressão. A Anvisa aprovou em 2020 o cloridrato de escetamina, um antidepressivo inalável indicado para casos de resistência a tratamentos convencionais e para TDM com risco suicida.

Uso seguro com ressalvas: Apesar de ser considerada segura e eficaz, o uso excessivo de cetamina pode gerar efeitos colaterais, incluindo tontura, perda de coordenação, sensação de flutuação, perda de consciência e risco de morte.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca