Cineasta belga radicada na França, Agnès Varda foi uma das precursoras da Nouvelle Vague junto com diretores como Claude Chabrol, Alain Resnais,
François Truffaut e Jean-Luc Godard. Na década de 1950, a diretora já abordava a temática feminista em suas produções de caráter realista e documental, além de fazer críticas sociais. Sua contribuição para o movimento artístico do cinema francês, assim como para a história da sétima arte no geral, ganha destaque no Festival 125 Anos de Cinema que vai ao ar no domingo (04) no Cult, e pode ser acessado a qualquer hora na plataforma de streaming do Telecine.Seu primeiro filme La Pointe Courte foi rodado quando ela tinha apenas 25 anos, em 1955. Cléo Das 5 Às 7, de 1962, foi um dos mais importantes do movimento artístico com Corinne Marchand no papel principal. O drama As Duas Faces da Felicidade ganhou o Grand Prix do Júri no Festival de Berlim, em 1965, já Os Renegados lhe rendeu o Leão de Ouro no Festival de Veneza e César de Melhor Atriz para Sandrine Bonnaire. Em 2017, foi consagrada com um Oscar Honorário pelo conjunto da obra.
Em 2019, no ano em que a diretora faleceu aos 90 anos, ela lançou seu último filme Varda Por Agnès. O documentário faz um resgate da sua trajetória e processo criativo em 64 anos de carreira.
DOMINGO (04)
Festival 125 Anos de Cinema: Agnès Varda e a Nouvelle Vague
Os Renegados
No Telecine Cult, dia 4, às 14h55
É inverno no sul da França e o corpo de uma jovem é encontrado em um fosso. Mona era uma andarilha e passou seus últimos dias andando pelas estradas francesas. Aqueles com quem Mona cruzou, conheceu ou conversou são os que contam quem ela era e o que aconteceu.
Direção: Agnès Varda
Elenco: Sandrine Bonnaire, Macha Méril, Stéphane Freiss
França. 1985. Drama. 101 min.
Uma Canta, A Outra Não
No Telecine Cult, dia 4, às 16h45
As vidas das jovens Pomme e Suzanne se cruzam durante o crescimento do movimento feminista nos anos 1970 e as duas formam uma grande amizade. Após passarem 10 anos separadas, as duas se reencontram e descobrem terem seguido caminhos bem diferentes: enquanto Pomme virou uma cantora de espírito livre, Suzanne tem um emprego convencional. E o choque entre esses mundos abala a amizade.
Direção: Agnès Varda
Elenco: Valérie Mairesse, Thérèse Liotard, Robert Dadiès
Bélgica, França, Rússia, Venezuela. 1977. Drama. 120 min.
As Duas Faces da Felicidade
No Telecine Cult, dia 4, às 18h55
O jovem carpinteiro François leva uma vida feliz e tranquila ao lado de sua amada esposa Thérèse e os dois filhos pequenos. Apesar disso, quando conhece a encantadora Emilie, François se perde em seus sentimentos e inicia um romance com ela.
Direção: Agnès Varda
Elenco: Jean-Claude Drouot, Claire Drouot, Marie-France Boyer
França. 1965. Drama. 77 min.
Cléo Das 5 Às 7
No Telecine Cult, dia 4, às 20h25
Em Paris, a cantora Cléo faz um exame para descobrir se está com câncer. O resultado sai em duas horas, então ela decide andar pelas ruas da cidade enquanto aguarda. Com dúvidas sobre como agir diante da doença, a bela acaba cruzando com Antoine, um jovem militar que está prestes a partir.
Direção: Agnès Varda
Elenco: Corinne Marchand, Antoine Bourseiller, Dominique Davray
França. Itália. 1962. Musical. 86 min.
La Pointe Courte
No Telecine Cult, dia 4, às 22h
Um casal em crise retorna para o pequeno vilarejo Pointe Courte, no qual Lui, o marido, viveu sua infância. Os dois passam por momentos de reflexão sobre seu relacionamento, ao mesmo tempo em que o cotidiano dos moradores flui ao seu redor.
Direção: Agnès Varda
Elenco: Philippe Noiret, Silvia Monfort
França. 1955. Drama. 77 min.
Varda Por Agnès
No Telecine Cult, dia 4, às 23h30
Pedra fundamental da Nouvelle Vague e ícone feminista, a diretora Agnès Varda dedicou 64 anos de sua vida ao cinema. No seu último filme, ela expõe seu processo criativo em um documentário que resgata a sua própria carreira.
Direção: Agnès Varda
Elenco: Agnès Varda, Sandrine Bonnaire, Hervé Chandès
França. 2019. Documentário. 115 min.