Thelma e Louise estrelas Geena Davis e Susan Sarandon lembraram o reação ao drama policial recebido dos críticos do sexo masculino após seu lançamento.
LEIA MAIS: Queen & Slim revisão: thriller revolucionário leva a Thelma & Louise livro de regras e extrai-o O filme 1991 mostra Davis interpretando Thelma, uma dona de casa mansa cuja amiga Louise (Sarandon) a convence a seguir por uma estrada impulsiva viagem. Mas na estrada, uma série de circunstâncias infelizes logo os colocam em apuros com a lei.
Dirigido por Ridley Scott, o filme desafiou as noções tradicionais de feminilidade e foi elogiado como um passo em frente para o empoderamento das mulheres em Hollywood.
Na sexta-feira (junho ), Davis e Sarandon compareceram a uma exibição especial em Los Angeles para marcar o 30 aniversário do filme. Durante uma sessão de perguntas e respostas, a dupla considerou o impacto do filme.
Quando Thelma & Louise foi lançado, o a mídia previu que “haveria tantos filmes estrelados por mulheres, sobre mulheres, fotos femininas de estrada, o que seja”, disse Davis na sessão (via Hollywood Reporter ).
“Estou pensando, cachorro-quente, vamos sentar e esperar por toda essa mudança mágica para acontecer. Ainda estamos esperando. Realmente não aconteceu. Parece que a cada cinco anos ou mais, há outro filme estrelado por mulheres que é um grande sucesso e as pessoas dizem: ‘Bem, agora certamente tudo vai mudar,’ e realmente não mudou. ”
O filme, também estrelado por Harvey Keitel, Michael Madsen e Brad Pitt em um papel de destaque, acabaram sendo um sucesso de crítica e comercial, ganhando o Melhor Roteiro Original no Oscar, onde recebeu seis indicações.
Independentemente de seu sucesso, alguns críticos masculinos se opuseram ao representação da violência contra homens no filme
“Eu subestimei completamente que estávamos recuando para o território detido por homens heterossexuais brancos ”, disse Sarandon no evento de sexta-feira. “Eles se ofenderam e nos acusaram de glorificar o assassinato e o suicídio e todos os tipos de coisas.
“Não parecia grande coisa, parecia que era incomum que houvesse uma mulher de quem você pudesse ser amigo em um filme.”
A reação valeu a pena, de acordo com Davis, principalmente por causa de como o filme inspirou as mulheres.
“A reação das mulheres foi tão forte e nada que eu já tivesse visto antes. Isso me fez perceber quão poucas oportunidades temos para as mulheres se assumirem um sentimento de filme fortalecido pela personagem feminina ”, disse Davis (via Variety ).
“Isso me fez pensar, ‘bem, eu realmente vou pensar sobre o que as mulheres na plateia vão pensar sobre meu personagem de agora em diante.’”
Enquanto isso, Gabrielle Union recentemente apoiou os apelos por uma sequência de mulheres negras de Geena Davis- estrelado por filme de beisebol Uma Liga dos Seus .