Em uma tentativa de dar mais segurança aos pilotos, a organização do Campeonato Mundial de MotoGP informou nesta quinta-feira em comunicado que os competidores serão obrigados a usar trajes com airbag a partir deste ano.
Segundo os organizadores, o artigo deverá cobrir pelo menos os ombros e a clavícula. A proteção às costas será opcional, mas, caso seja usada, terá de cobrir toda a espinha dorsal. Além disso, de acordo com a morfologia de cada piloto, poderão ser feitas pequenas adaptações.
Cada airbag passará por uma série de testes que comprovem que estão em conformidade com o regulamento, com tempo máximo para inflar-se e restrições de bateria e sistema eletrônico. Também há a preocupação para que a ativação não represente um risco para os competidores.
Os pilotos substitutos não serão obrigados a usar o macacão especial em suas duas primeiras corridas, mas terão de vesti-lo a partir da terceira prova.
“A Federação Internacional de Motociclismo (FIM), a Associação Internacional das Equipes (IRTA) e a Dorna (que detém os direitos comerciais da MotoGP) querem garantir que o Mundial seja o mais seguro possível”, destaca o comunicado.
Da agência EFE