Movimento pela democracia liderado por jogadores do Corinthians é retratado em documentário

Diário Carioca

O jogador Sócrates, em campo pelo Corinthians - Divulgação

No último fim de semana, as ruas de pelo menos 14 estados do Brasil foram tomadas por manifestantes de torcidas organizadas de times de futebol num movimento em defesa da democracia e contra o fascismo. Em São Paulo, a torcida com mais integrantes presentes era a Gaviões da Fiel, do Corinthians. Esse fenômeno tem um precedente nos anos 1980, durante o regime militar, com o movimento Democracia Corinthiana, protagonizado por jogadores conhecidos, como Sócrates e Walter Casagrande.

Eles entravam em campo com faixas e camisas estampando mensagens políticas, como o slogan “diretas já!”, e conseguiram engajar a torcida. Essa iniciativa histórica, que tem muito em comum com o que está acontecendo atualmente, é tema do documentário “Democracia em Preto e Branco”, narrado por Rita Lee e dirigido por Pedro Asbeg.

O longa será exibido neste sábado, dia 6 às 22h20, no canal Curta!  na TV, para assinantes, e no site , com sinal liberado. Basta usar o login torcidapelademocracia@tamandua.tv.br e a senha democraciaempb. Ao fim dessa sessão, poderá ser visto gratuitamente durante 24 horas na plataforma de streaming Tamanduá (tamandua.tv.br), que também oferecerá acesso gratuito aos seus demais conteúdos nesse período.

Em um contexto de luta pela volta das eleições diretas no Brasil, na década de 1980, o craque Sócrates liderou um grupo de atletas, como Walter Casagrande e Wladimir, na construção de um clube mais democrático em sua administração. Tudo era decidido por votação, das contratações aos locais de concentração. Em uma configuração totalmente auto-organizada, o grupo causou polêmica e desagradou militares e cartolas por subverterem os modelos tradicionais de gestão.

O longa, produzido pela TV Zero, também mostra o panorama esportivo, musical e político de uma época em que o país fervilhava em meio a greves e protestos, que contavam com a participação ativa de Sócrates e Wladimir. Entre os depoentes, há futebolistas e corintianos ilustres, como o ex-presidente Lula, Marcelo Rubens Paiva, Marcelo Tas, Edgar Scandurra, Frejat, Serginho Groisman, Paulo Miklos e Juca Kfouri, cujos relatos são ilustrados com imagens de arquivo de jogos, de manifestações e de shows. A exibição é no Sábado, 6, às 22h20, no canal Curta!, pela TV e pelo seu site oficial.

Sobre o Curta!

O canal Curta! é um dos novos canais brasileiros da TV paga que mais aprovou projetos para financiamento pelo Fundo Setorial do audiovisual. Até agora foram financiados, para estreia no CURTA!, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries, atendendo à grade temática do canal: música, artes cênicas, metacinema, pensamento em humanidades, história política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca