“Rap na minha vida foi agente de transformação”, afirma Criolo em entrevista ao Trace Trends

Diário Carioca

Crédito/Foto: Divulgação

Criolo é o entrevistado do Trace Trends desta semana. O cantor e compositor conversou com os apresentadores AD Júnior e Alberto Pereira Jr. sobre o lançamento do seu novo EP ‘Existe Amor’ feito em parceria com Milton Nascimento.



O novo disco, lançado em maio deste ano e que possui quatro canções cantadas em conjunto, foi atrelado ao projeto de mesmo nome com objetivo de arrecadar fundos para pessoas em vulnerabilidade social. “Vendo a importância de ficar em casa, de se resguardar, e se resguardar você também protege o outro. E aí pensamos: Mas quem não tem casa para ficar? Houve esse desejo de pegar toda essa energia de amor, de celebração da vida, da música e da amizade. Pegar toda essa energia e condensar para fortalecer pessoas que já fazem ações humanitárias. Foi o nosso jeito de tentar contribuir”, explica.

Criolo, que cultiva uma amizade de dez anos com o cantor de ‘Travessia’, fala ainda como é fazer essa parceria com um dos maiores ícones da música brasileira. “Tudo é aprendizado. Cada pequeno detalhe não é pequeno. Tudo é aprendizado com o Milton”, expõe.

Nascido no Grajaú, ele começou a escrever rap ainda na adolescência e teve como influência musical o grupo Racionais MC’s e também de artistas da MPB e do samba como Clara Nunes, Martinho da Vila e Chico Buarque. Hoje, aos 45 anos e mais de 25 singles, o músico traduz nas suas letras o cotidiano, vivências e aprendizados.

“A força do rap na minha vida foi um agente de transformação e todas as pessoas que o rap trouxe para perto de mim, de me perceber e perceber que temos força. A arte tem uma força de extrema importância para essa comunicação e informação, para esse tocar na alma e se sentir vivo”, diz, refletindo sobre a importância das mensagens nas canções.

Na conversa, Criolo diz ainda o que o inspira: “O nosso povo, nossas histórias, nossas lutas e conquistas”. E aproveita para deixar um recado nesse momento de incertezas. “O amor é mais forte que todos esses sentimentos que, às vezes, nos visitam”.

A entrevista completa irá ao ar nesta terça-feira (16), às 22h30, na RedeTV!

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca