Robert Plant, do Led Zeppelin, teve suas razões para dizer sim ao uso de ‘Immigrant Song’ na comédia seminal de 2003 escola de rock estrelado por Jack Black.
‘Immigrant Song’ foi usada na cena do filme em que o personagem de Black, o professor Dewey Finn, está dirigindo seu bando de alunos após sua entrada bem-sucedida na Batalha das Bandas. Black faz um cover apaixonado da música icônica, elogiando Summer (Miranda Cosgrove) por sua ideia de deturpar os alunos como crianças com doenças terminais para entrar no evento lotado.
Quando perguntado em uma nova entrevista com Abutre Por que ele disse sim ao uso da música no filme dirigido por Richard Linklater, Plant disse: “Minha resposta é: ‘Por que não?’ Nossas canções não vieram de Valhalla. Também não é um destino preferido. Gosto da ideia de levar o martelo para outro tempo.”
“Jack Black fez uma refeição magnífica com isso,” Plant continuous, acrescentando que apesar de ser um “riff de guitarra matador”, ‘Immigrant Song’ não é uma música fácil para as crianças tocarem.
“Todo mundo entende, jovens e velhos”, explicou ele. “É uma ótima música. Não apenas um pouco ridículo, mas ridículo.
“Considerando que o escrevemos no ar saindo da Islândia – um show fantasticamente inspirador e uma aventura, além da qual não haverá livros escritos. Dar para as crianças é importante. Envie para cima, envie para baixo e continue enviando. Apenas curta porque não há autoridade.”
Explicando que permitir que o filme usasse a música era um risco “imediatamente atraente”, Plant elogiou Black, acrescentando: “Todos os meus netos aprenderam a tocar os riffs de Jack Black. Acho que foi exatamente a coisa certa a fazer, com escola de rock, para explodir nosso mito no céu por um tempo. Porque é tudo mito. Não importa. Assisti ao filme e achei engraçado.”
O Led Zeppelin é notoriamente seletivo quanto ao uso de sua música na TV e no cinema, tornando a inclusão da música em escola de rock particularmente notável. As edições em DVD e Blu-Ray de escola de rock também inclui uma cena que foi enviada aos membros vivos do Led Zeppelin – Jimmy Page, Robert Plant e John Paul Jones – apresentando Black pedindo permissão à banda para usar a música com figurantes da multidão torcendo junto.
No ano passado, Plant discutiu tocar músicas do Led Zeppelin ao vivo e a ideia de reunir a banda, dizendo que isso não “satisfaria minha necessidade de ser estimulado”.
A banda lendária se separou em 1980 após a morte do baterista John Bonham, e desde então se reuniu várias vezes, mais recentemente em 2007, mas apenas para shows pontuais. Em seus shows solo, Plant costuma tocar canções do Zeppelin, no entanto.
Plant estava entre os artistas que fizeram um cover de Low em homenagem à falecida baterista e vocalista Mimi Parker, que faleceu em novembro.
Dolly Parton também disse recentemente que gostaria de reunir a banda para seu próximo álbum de rock.