SBT RP estreia série ‘Ligados pela História’ neste sábado

Diário Carioca


O SBT RP estreia neste sábado, 18 de setembro, a partir das 13h30, a série ‘Ligados pela História‘. A atração fará um passeio pelas cidades da região de Ribeirão Preto, revelando o que os municípios tem em comum e o que os tornam culturalmente únicos. Do presente ao passado e no sentido inverso, o telespectador poderá conhecer curiosidades, tradições, religiosidade, gastronomia, artes e belezas naturais em um pequeno universo de grandes histórias.

Com direção e apresentação da jornalista Adriana Silva, pesquisadora das identidades culturais de Ribeirão Preto e da região, autora de vários livros sobre o tema, os programas são organizados a partir de uma visita guiada em que um cicerone do lugar recepciona a equipe de reportagem. “Mesmo pesquisando antes sobre a história do município, buscamos dar destaque na percepção dos moradores de cada cidade visitada”, explica a jornalista.

Com os quatro primeiros episódios definidos – Brodowski, Jardinópolis, Dumont e São Simão -, a atração deixa evidente haverem muitos pontos comuns entre as cidades. Olhando para o passado, o destaque fica por conta da produção do café e as linhas férreas da Companhia Mogiana. Com ênfase no presente, o potencial cultural é relevante e apresenta significativa matéria-prima para um conjunto de ações de fortalecimento da Economia Criativa no interior do estado de São Paulo.

Em Brodowski, além do Museu Casa de Portinari, a série mostra os portais de Adélio Sarro, a produção cinematográfica, a prática da tanoaria e deixa o espectador curioso sobre projeto de Oscar Niemeyer especialmente criado para o município. Na visita a Jardinópolis, um dos destaques foi a centenária Festa da Lapa e as três estações de trem, além dos muitos fatos inusitados como a história do cemitério e a do disco voador. 

Já em Dumont será mostrada a influência do rei do café Henrique Dumont e a fascinante história do pai da aviação. No município de São Simão a ferrovia também protagoniza, ao lado da história da República, da Revolução de 1932, da obra do artista Marcelo Grassmann e destaca o ecoturismo.

Após as exibições inéditas no SBT, os documentários ficarão disponíveis no site www.museucidadedigital.com  para cumprir uma função didática e permitir que as redes de ensino acessem o material para uso em sala de aula.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca