'Squaring The Circle': Paul McCartney, Noel Gallagher e mais para o novo filme de Hipgnosis

Diário Carioca

Paul McCartney, Noel Gallagher e membros do Pink Floyd, Led Zeppelin e mais estão prontos para aparecer no primeiro longa-metragem do lendário fotógrafo e diretor Anton Corbijn. Quadratura do círculo: a história da hipnose – nos cinemas e sob demanda a partir de 14 de julho. Confira o trailer abaixo.

CONSULTE MAIS INFORMAÇÕES: Anton Corbijn sobre seu filme Depeche Mode: “Eles são a maior banda cult do mundo” Hipgnosis foi o coletivo de Storm Thorgerson e Aubrey Powell – e mais tarde Peter Christopherson – que criou capas de discos icônicas para nomes como Pink Floyd, T. Rex, Led Zeppelin, Black Sabbath, Paul McCartney & Wings e muitos mais. Algumas de suas obras mais temporárias incluem ‘The Dark Side of the Moon’, ‘Wish You Were Here’, ‘Houses Of The Holy’ e ‘Electric Warrior’.

Agora Corbijn – colaborador artístico regular do Depeche Mode, que também filmou imagens de clássicos de nomes como U2, Coldplay, The Killers e também dirigiu o filme biográfico favorito do culto Joy Division Ao controle – celebrou o legado duradouro de Hipgnosis com seu primeiro documentário completo.

“Crescendo no final dos anos 60 e 70, eu era obcecado por música e tudo relacionado a ela – especialmente as capas dos álbuns”, disse Corbijn. “As capas dos discos foram uma grande parte da minha educação e eu realmente gostei de fazer este filme, pois me permitiu revisitar as coisas que eu amava naquela época.”

Ele continuou: “Lembro-me claramente do momento em que vi pela primeira vez a capa de ‘Atom Heart Mother’, do Pink Floyd, e as capas de Peter Gabriel. Eles simplesmente me surpreenderam e isso me levou a uma jornada de descoberta para Hipgnosis, o estúdio de design com sede em Londres que projetou esses e alguns dos mangás mais memoráveis ​​da época.

“A hipnose era única naqueles primeiros dias e colocava um padrão muito alto. Temos sorte de Po Powell ser um ótimo contador de histórias e de tudo ter se compreendido, apesar de ter sido filmado durante uma pandemia. Espero que as pessoas o vejam como um documentário divertido, além de educativo, sobre aquele período da música e do design gráfico.”

A arte da capa do álbum do Pink Floyd ‘The Dark Side of the Moon’ Pink Floyd – ‘Gostaria que você estivesse aqui’ (1975) A sinopse do filme diz como Thorgerson e Aubrey Powell “formaram a Hipgnosis em Cambridge durante a fermentação dos anos 60 e se tornaram a realeza do rock durante o boom dos anos 70.

“Eles criaram visões que ninguém havia pensado antes, produziram visuais que popularizaram a música que antes era considerada marginal e estavam no centro da era mais louca, criativa e criativa da história da música popular.

“Durante esse período, as gravadoras não ditavam a artistas como Peter Gabriel, Pink Floyd, Led Zeppelin e Paul McCartney como deveriam ser as capas de seus LPs – Storm e Po sim. Eles ganharam dinheiro; eles perderam dinheiro. Eles fizeram grandes coisas; eles fizeram coisas bobas. Eles caíram amargamente; eles fizeram as pazes. Eles nunca tocaram uma nota, mas mudaram a música.”

quadratura do círculo é composto de arquivos e novas imagens, juntamente com novas entrevistas com Roger Waters, David Gilmour e Nick Mason do Pink Floyd, Jimmy Page e Robert Plant do Led Zeppelin, Paul McCartney, Peter Gabriel, Graham Gouldman do 10cc, Noel Gallagher, e muitos mais – além de contar a história infame de um porco voando sobre a Battersea Power Station para ‘Animals’ do Pink Floyd.

Noel Gallager em ‘Squaring The Circle: The Story Of Hipgnosis’ – chegando aos cinemas em julho. Crédito: Anton Corbijn O que eu amo no vinil é a arte”, disse Gallagher no trailer. “É a coleção de arte do homem pobre”, passando a explicar como o trabalho de Hipgnosis “resistiu ao teste do tempo”.

Nick Mason, do Pink Floyd, descreveu Hipgnosis como: “Flagelo da administração, gravadoras e impressores de capas de álbuns; campeão de bandas, música, grandes ideias e padrões altos, irritantemente altos; defensor da arte sobre o comércio em todos os momentos.”

Os produtores incluem Trish D Chetty, ex-presidente e CEO da Sony Music UK, Ged Doherty, bem como o ator vencedor do Oscar Colin Firth.

quadratura do círculo vai estrear no Sundance Film Festival em 7 de julho, antes de ser lançado nos cinemas do Reino Unido e sob demanda a partir de 14 de julho. Visite aqui para ingressos e mais informações.

‘Squaring The Circle: The Story Of Hipgnosis’ – chegando aos cinemas em julho. Crédito: Anton Corbijn O filme estará disponível como edição de colecionador em Blu-ray em 7 de agosto.

Thorgerson morreu em 2013, aos 70 anos – tendo desenhado obras de arte para nomes como Biffy Clyro, The Mars Volta, Yourcodenameis:milo e Muse na última parte de sua vida.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca