Galeria Zagut abre exposição sobre o Feminino, Universo e Galáxia neste fim de semana

Diário Carioca
Maria Veronica Martins

Neste sábado (15/04), a partir das 16h, a Galeria Espaço Zagut, localizada em Copacabana, abrirá uma nova exposição. Falando sobre o Feminino, Universo e Galáxia, o objetivo é debater as desigualdades de gênero e propor novas reflexões sobre o tema no mundo das artes. 

“Na Zagut, em praticamente todas as exposições, mais da metade das artistas são mulheres (cerca de 70%), e sempre trazem obras que remetem a temas intrinsecamente femininos. Já realizamos algumas exposições focadas no tema, como “Entre Fronteiras” e “Erotica, Eroica, Universale”. Acreditamos que falar inúmeras vezes sobre desigualdade de gênero faz com que ocorram reflexões e consequentes mudanças. Cada instituição, cada colecionador, cada galeria, cada museu, cada curador, cada artista, cada espectador, toda a cadeia, precisa estar atenta e ir fazendo a sua parte”, afirma Isabela Simões, galerista e curadora. 

Regina Moura
Regina Moura

Segundo as Nações Unidas, na Declaração do Ano Internacional da Mulher em 1980, a violência contra a mulher foi considerada o crime mais encoberto do mundo. Na história recente do país, vieram a público situações escandalizadoras em relação ao tema: um ex-presidente afirmou que tinha tido uma fraqueza ao ter uma filha mulher, dois ídolos futebolísticos são julgados por estupro, uma vereadora carioca, Marielle Franco, é assassinada, um crime que está fazendo cinco anos sem solução. E tem Aracelli, Aida Cury, Monica Granuzzo, Claudia Lessin Rodrigues, Angela Diniz, Sandra Gomide. 

Nas artes, a desigualdade de gêneros também é bem conhecida. As Guerrilla Girls, grupo de artistas anônimas, usa dados estatísticos, frases, para denunciar tal realidade. Na obra “As mulheres precisam estar nuas para entrar no Museu de Arte de São Paulo?”, identificaram 6% de artistas mulheres e 60% dos nus. Situação melhor que do MET de Nova York e do que na Europa. Sobre o feminicídio, colocam: O que Carl Andre e O.J. Simpson têm em comum? Assassinaram Ana Mendieta e Nicole Brown, suas respectivas mulher e ex. 

Katia Politzer
Katia Politzer

Para combater e alertar a população sobre esses crimes, o Coletivo Zagut reuniu cerca de 70 artistas e irá realizar a abertura presencial da exposição Feminino, Universo e Galáxia no dia 15 de abril, das 16h às 19h. Já no dia 16 acontece a abertura virtual via zoom às 16h30. No evento virtual haverá um seminário com especialistas tratando o tema do feminino de forma interdisciplinar, depois um papo com os artistas sobre suas pesquisas. Os temas abordados serão: O machismo nas artes, com a curadora Isabela Simões; Nicolina e Julieta, com a artista e pesquisadora Noemi Ribeiro; A obra de Lygia Pape, com Regina Moura, artista e pesquisadora; Trabalho de campo com cidadãs originárias, com Gisela Villacorta, antropóloga, e Alana Silva; e Aspectos históricos, com Carlos Taveira, historiador de arte. 

Serviço:

Exposição Feminino, Universo e Galáxia

Abertura presencial
Data: 15 de abril de 2023 de 16h às 19h
Local: Espaço Zagut
Endereço: Rua Siqueira Campos 43, sala 725, Copacabana – RJ

Abertura virtual
Data: 16 de abril, no zoom (link na página da galeria) às 16h30
Período: até 10 de maio de 2023

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca