O mais novo bairro imperial do Rio de Janeiro, Santa Cruz, na zona oeste, recebe neste fim de semana e no próximo um projeto que resgata a história da região com oficinas de contação de história e gastronomia.
Santa Cruz foi o segundo a receber o título de bairro Imperial da cidade do Rio, depois de São Cristóvão, e guarda diversos patrimônios do período colonial, entre eles a antiga casa de Veraneio da Família Imperial, o antigo Cais Imperial da Baía de Sepetiba, as ruínas da Casa do último Vice-Rei do Brasil e o complexo arquitetônico da Escola Mixta Dom João.
Moradores da região e outros interessados vão fazer uma imersão na história do bairro por meio de várias atividades, como declamação de poesia, escrita criativa, caminhada e o resgate de memórias afetivas a partir da culinária.
A roteirista do projeto “O Sabor das Palavras”, Cláudia Gomes da Cunha, explica que a proposta é trocar histórias e memórias embaladas por receitas, e antecipa uma curiosidade sobre Dom João VI.
O projeto “Sabor das Palavras” que será realizado no sítio Pousada Campestre, conta com incentivo do Governo do Estado por meio do Edital de Retomada Cultural RJ2. Os encontros serão realizados neste sábado e domingo e no próximo fim de semana, aberto a 25 pessoas por dia, previamente inscritas.
A participação é de graça e as inscrições podem ser realizadas no perfil da empresa Plottwist Storytelling no instagram.
Da Radioabência Nacional