O Planetário do Rio, o maior da América Latina, prepara para este domingo (21/04), às 15h, uma atração especial: a programação do Dia do Panda, que pretende trazer para a Gávea um pouco da diversidade cultural de Sichuan, a capital chinesa dos pandas. Os visitantes do Museu do Universo serão recebidos por atendentes vestidos a caráter, fantasiados de pandas.
O evento contará com uma sessão de música típica chinesa na cúpula Carl Sagan, com a tradicional dança dos dragões chineses e com a exibição das lanternas da China, fabricadas em Zigong (onde acontece uma feira de luminárias milenar). As lanternas estarão expostas e iluminarão o local com suas cores vivas. Além das lanternas, também haverá exposição de produtos típicos chineses.
No mesmo dia será inaugurada uma exposição sobre as belezas e a diversidade cultural de Sichuan, cidade onde existe um santuário que abriga 30% dos pandas que existem no mundo. O sítio ecológico é considerado patrimônio mundial pela Unesco.
“Nossa gestão no Planetário do Rio é marcada pelo diálogo com instituições dedicadas à astronomia de todo o mundo. Em 2023, estivemos em Pequim conhecendo o Planetário local, e em 2024 recebemos delegação russa no Rio, com a presença do cosmonauta Ivan Wagner, da Estação Espacial Internacional. Queremos reforçar os laços de amizade com o povo chinês, amante da ciência e grande apreciador das coisas do Brasil”, explica Renan Uccelli, presidente da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro.
SERVIÇO
Planetário do Rio
Horário: Das 10h às 17h, com programação especial do Dia do Panda no domingo (21/04) das 15h às 16h30.
Ingressos: A partir de R$ 20 (meia-entrada). Às terças-feiras, a entrada no Museu do Universo é gratuita.
Endereço: Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100, na Gávea.