Feira Rio Antigo: Rua do Lavradio recebe terceira temporada do Jazz na Feira

Diário Carioca

Começa nesta semana a terceira temporada do circuito de jazz da Feira Rio Antigo, que acontece todos os sábados na Rua do Lavradio. De 14 de agosto a 4 de setembro, o projeto Jazz na Feira leva nomes da nova geração do jazz e da MPB, com a participação de personalidades ilustres do gênero, sempre às 16h, e dá um charme a mais à tradicional feira de antiguidades. O evento chegou para garantir a retomada das atividades musicais da cena carioca, através do fomento à arte, ao lazer e à economia criativa na região.

Quem abre a programação, neste sábado (14), é o Quarteto Xapamurú, com Daniel Horn (sax e flauta), Igor Ferreira (guitarra), Fabrizio Filesi (baixo) e Rafa Valverde (bateria). O grupo de música instrumental mistura diversos gêneros musicais como a bossa nova, o samba, o blues, a música regional, o fusion e o soul.

Dia 21 é a vez da Banda B2 Regional (dia 21), com muito “rock de roça”: folk & blues com a assinatura da Música Regional Brasileira. Com Wagner Ricciardi (voz, viola caipira e bandolim), Heber Capere (voz, multipercussão e xilofone) e o músico convidado Vinícius Giffoni (voz, contrabaixo acústico e elétrico).

Já no dia 28, quem sobe ao palco é o Fernando Vidal Trio. O músico, produtor e compositor Fernando Vidal (guitar groove) se apresenta com Mac Willian (bateria) e Ale Matias (baixo). Quem fecha a programação, dia 4 de setembro, é o Quarteto Fernando Trocado. Com Fernando Trocado, Tony Botelho, Mac Willian e Natan Gomes.

Vale lembrar, é claro, que a Feira Rio Antigo vai das 10h às 19h, com barracas que oferecem produtos diversos, de móveis a roupas e acessórios até objetos de decoração. E o clima fica ainda mais descontraído com a exposição dos lojistas, antiquários, expositores e dos bares e restaurantes locais – onde o público pode aproveitar para tomar uma caipirinha, petiscar ou almoçar –, que colocam mesas e cadeiras ao ar livre. Vale ressaltar, em tempo de pandemia, que todos estão obedecendo as Regras de Ouro da Prefeitura do Rio.

A Feira Rio Antigo acontecia todo primeiro sábado de cada mês, enchendo as ruas da Lapa de turistas, moradores e passantes para aproveitar o dia no local, passeando pelas barracas e bares. Devido a pandemia, e com o intuito de seguir as medidas protetivas de combate à covid, a associação responsável conseguiu junto à Prefeitura a autorização para realizar a feira semanalmente. Agora, todos os sábados a Rua do Lavradio recebe a Feira Rio Antigo, com o intuito de espaçar o público e diminuir o número de expositores. A rua centenária, que abriga casarões históricos, bares, antiquários e casas de shows, oferece uma programação descontraída para quem quer conhecer a história da cidade e se divertir sem gastar nada.

Serviço:

Feira Rio Antigo

Rua do Lavradio

Todos os sábados, das 10h às 19h

Tel.: 98207-0222

Programação Projeto Jazz na Feira:

Sábado, 14 de agosto – 16h

Show: Quarteto Xapamurú: com Daniel Horn (sax e flauta), Igor Ferreira (guitarra), Fabrizio Filesi (baixo) e Rafa Valverde (bateria). O grupo de música instrumental mistura diversos gêneros musicais como a bossa nova, o samba, o blues, a música regional, o fusion e o soul.

Sábado, 21 de agosto –16h

Show: Banda B2 Regional: “Rock de roça”: Folk & Blues com a assinatura da música regional brasileira. viola caipira, tambores, baixo e vozes. Com Wagner Ricciardi (voz, viola caipira e bandolim), Heber Capere (voz, multipercussão e xilofone) e o músico convidado Vinícius Giffoni (voz, contrabaixo acústico e elétrico).

Sábado, 28 de agosto – 16h

Show: Fernando Vidal Trio: com Fernando Vidal (guitar groove), Mac Willian (bateria) e Ale Matias (baixo).


Sabado, 04 de setembro – 16h 

Show: Quarteto Fernando Trocado: Com Fernando Trocado, Tony Botelho, Natan Gomes e Mac Willian.

Projeto Jazz na Feira

O festival Jazz na Feira é uma saída para levar boa música e fomentar a cultura no Centro do Rio, tão abalada pela crise atual. O projeto é uma parceria entre Mônica Silva, CEO do Palcos do Rio e sócia do Pub Panqss, e Plinio Froés, diretor do Polo Novo Rio Antigo e produtor cultural, à frente de casas como Rio Scenarium e Mangue Seco. O Palcos do Rio é uma rede cultural de apoio aos pequenos e médios palcos na cidade. “Nos unimos para levar arte, música e economia criativa para o Centro do Rio, atraindo o público e tornar o local aprazível para as famílias e turistas brasileiros e estrangeiros. A ideia é tornamos o festival com calendário anual fomentando as boas-vindas a nossa cidade e dando trabalho aos músicos e toda cadeia produtiva que foi tão afetada por conta da Covid-19”, Mônica Silva.

Sobre a Feira do Lavradio

A Feira Rio Antigo é um evento turístico/cultural tradicional da Rua do Lavradio, que há mais de 24 anos prima pela requalificação sociocultural do Rio Antigo, organizado pela Associação Polo Novo Rio Antigo, e tem a diversidade como sua principal característica.

Ela se firmou no cenário cultural da cidade, encantando os visitantes com um belo passeio ao passado. A Rua do Lavradio, a primeira rua residencial da cidade, aberta em 1771 pelo Vice-Rei Marquês do Lavradio, abraça este evento

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca