Seis anos após o assassinato ainda sem resposta da vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes, o Instituto Marielle Franco realiza o Festival Justiça por Marielle e Anderson, na Praça Mauá, região central do Rio, no dia 14 de março. O evento contará com a presença de diversos artistas e atividades gratuitas ao longo do dia.
O que você precisa saber
- O festival terá a participação de várias figuras artísticas, como as cantoras Urias e Ebony, e oferecerá oficinas de bordado, exposições no Museu do Amanhã, recreação infantil no Museu de Arte do Rio (MAR) e mais. Após a tradicional missa na Igreja Nossa Senhora do Parto, um ato por justiça incluirá uma marcha da estátua no buraco do Lume até a Câmara Municipal, deixando girassóis no caminho como símbolo do legado de Marielle. A ação é organizada pelo movimento de Mães e Familiares Vítimas de Violência do Estado e o movimento Parem de nos Matar.
- Lígia Batista, Diretora-Executiva do Instituto Marielle Franco, destaca a importância do evento como uma oportunidade para a sociedade cobrar das autoridades uma resposta sobre os assassinatos e manter vivo o legado de Marielle. O festival é parte da programação “Março por Marielle e Anderson”, que acontece durante todo o mês, com ações em todo o mundo. Artistas e ativistas interessados em realizar ações nos seus territórios podem se inscrever por meio de um formulário online disponível no site do Instituto. São aceitas ações presenciais e virtuais.
O evento visa manter viva a memória de Marielle e Anderson, bem como pressionar por justiça e respostas sobre esses assassinatos que causaram comoção nacional e internacional.
Serviço
10h – Missa na Igreja Nossa Senhora do Parto (Rua Rodrigo Silva, 07 – Centro)
12h – Ato por Justiça
Marcha saindo da estátua (buraco do Lume) até a Câmara Municipal
Festival Justiça por Marielle e Anderson
Horário: 17h às 22h
Local: Praça Mauá, centro do Rio
Entrada gratuita